Dicas para combater os mosquitos



Combate ao mosquito de forma natural. Imagem original Shutterstock, todos os direitos reservados.

Inaugurando a coluna nova do blog que vai trazer dicas de jardinagem, dia a dia e "coisas de quintal", onde vou mostrar para vocês como aproveito os espaços aqui de casa para plantar (e colher) vários tipos de plantas =)

Estamos vivendo uma época complicada, onde as epidemias e as doenças trazidas pelos mosquitos estão se alastrando e causando sofrimento. Todo mundo tem um caso na família ou de um conhecido, amigo ou vizinho que já foi ou está infectado.

Por isso, além das maneiras de combate aos mosquitos que dizem respeito ao acúmulo de água, podemos fazer mais. Principalmente no caso de pessoas alérgicas, como é o meu, pois meu filho caçula não suporta os inseticidas, é possível evitar que os mosquitos façam a festa em nossas casas.

Um bom hábito é usar tela nas janelas, os chamados mosquiteiros. Elas impedem a entrada não só de mosquitos, mas de outros animais como baratas, lagartixas, etc. Hoje em dia a gente encontra telas com ímãs, no comércio popular mesmo, ou em lojas de materiais de construção, com preços bem acessíveis e que evitam mão de obra de instalação.

Algumas têm bordas magnéticas, ou seja, basta grudar na janela. Para quem tem janela de alumínio, pode optar por telas que não tenham o imã e colar com fita dupla face, algumas opções também tem velcro. Essas telas devem ser colocadas nas janelas que você costuma deixar abertas por mais tempo, como as da cozinha e do banheiro. Claro que o ideal é ter telas em todas as janelas.

Use o poder da natureza

Hoje eu quero falar mesmo é das coisas que faço aqui em casa e que ajudam muito, não só a combater o mosquito: as infusões de ervas, que deixam o ambiente limpo,fresco, perfumado. Vamos lá?



“Os antigos” faziam (põe antigo nisso, é uma prática da Idade Média rsrs): ferver folhas de louro, o certo seria usar folhas frescas, em todo o caso a seca também funciona.


Se você conhece alguém que tenha um “pé de louro”, não se acanhe e peça umas folhas. O louro é uma árvore que fica imensa, é linda!! E se o dono da árvore for generoso, você pode pedir logo um galho e plantar!  Em vasos grandes ele pode chegar até 2 metros de altura. Para conseguir, é preciso persistência, paciência e muito adubo, eu ainda não encontrei uma alma para me doar um galho nem uma muda para comprar, está na minha lista...


Infusões para purificar o ar da casa toda e ainda espantar os mosquitos

Coloque uma panela velha com bastante água para ferver e jogue dentro algumas folhas de louro. Deixe ferver mesmo, o vapor perfumado do louro vai se espalhar pela casa toda. Depois de alguns minutos fervendo, desligue o fogo e pegue a panela com cuidado e ande com ela pela casa inteira, deixando o vapor se espalhar pelos ambientes.  O louro é um desinfetante natural, purifica o ar. Quando parar de sair vapor, volte ao fogo. Repita o quanto quiser.

Cravo e Canela, imagem original Shutterstock, todos os direitos reservados.
Você pode fazer o mesmo com cravo, com canela e com eucalipto. As três opções são ótimas para limpar o ar e deixar um cheirinho delicioso. Lembre de usar  uma panela velha, ok? Por que fica cheiro e não dá para cozinhar nela depois. Separe uma panela só para isso.

Além do cheiro gostoso, o louro, por exemplo é ótimo para quem tem sinusite, o cravo e a canela são desinfetantes naturais e bactericidas. 

Eucalipto, imagem original Shutterstock, todos os direitos reservados.
O eucalipto abre as vias respiratórias, é ótimo para quem tem problemas como asma, rinite, etc. Não é necessário fazer uma inalação, basta ferver e andar pela casa com a panela que você verá os resultados.No meu caso, quando meu filho está "atacado", eu fervo e coloco a panela no quarto dele, no chão mesmo, em cima de um papelão e deixo até esfriar. Repito várias vezes e o resultado é excelente: ele volta a respirar bem, pára de espirrar e tossir.

Louro, canela e cravo podem ser encontrados em supermercados, caso não encontre o cravo em pauzinhos, pode usar o em pó, cuidado para manter o fogo médio pois o cravo em pó costuma subir e derramar. O mesmo vale para a canela.

O eucalipto você encontra em floriculturas, mercados de flores, eu costumo comprar no mercado de flores da Dr. Arnaldo, que fica perto de casa e é bem conhecido dos paulistanos. Lá eu encontro um ramalhete bem generoso de folhas de eucalipto por 15 reais, em média, ele dura mais de um mês.Você pode usar mesmo quando as folhas estiverem secas. 

Mercado das flores na doutor arnaldo


Outra planta que você pode ferver para dar um cheiro bom e purificar o ar da sua casa: a lavanda!! Ao lado da baunilha, é uma das ervas mais usadas pela humanidade em todos os tempos. E não é pra menos, a lavanda é maravilhosa. Além de linda, perfuma.

Lavanda, imagem original Shutterstock, todos os direitos reservados.

Muito resistente, fácil de cultivar, tenha um vaso em sua casa, ela é uma das plantas que mais repele os mosquitos. Quando as flores ficam secas, você pode colocar em saquinhos de tecido e fazer sachês para suas gavetas ou pode ferver.



Um vaso com uma muda de lavanda custa em torno de dez reais.

Em qualquer loja que venda plantas você encontra, replante em um vaso maior, com terra adubada, regue todo dia e deixe em um lugar onde ela pegue o sol da manhã.

Quando estiver florida, traga o vaso para dentro de casa, é puro deleite.

Eu tenho sempre por aqui. Infelizmente no momento as minhas estão muito feias por causa das últimas chuvas.

Minhas amadas lavandas, castigadas pela chuva, estão judiadas =(


Algumas outras plantas são ótimas para se ter em vasos, pois além de lindas e perfumadas, espantam os mosquitos: citronela, erva dos gatos, hortelã manjericão e alecrim!

Citronela, imagem original Shutterstock, todos os direitos reservados.




A citronela é fácil de encontrar, muito usada em velas também! As velas são ótimas, mas se puder, tenha a planta viva, é bem melhor.











Sementes de erva de gato



A erva de gato, também conhecida como bálsamo do campo, dizem que os gatos adoram essa planta. Se você é dona desse tipo de peludo, mais um motivo para tê-la em casa. Dá uma flor azul linda. Se não encontrar o vaso pronto, procure as sementes e plante!









A hortelã (a erva de gato é da mesma família) é repelente também, sabia? Ela é antioxidante, antibacteriana, antifúngica e cheia de vitaminas. Além disso, quando usada em chás, melhora a digestão, alivia asma e alergias, coceiras e irritações na pele e o mais legal: neutraliza o mau hálito e ainda destrói as bactérias que causam cáries. Por isso, uma outra idéia que não tem nada a ver com mosquito mas que é ótima, é enxagüar a boca com o chá de hortelã após escovar os dentes. A minha está bem judiada por causa da chuva:

Hortelã na Cozinha do Quintal


Por último mais duas que eu adoro: o manjericão e o alecrim! Os gatos não gostam do alecrim, por isso você pode usar para deixar os bichanos afastados de um determinado local, por exemplo. Além disso, plante junto com outras mudas e vai ser difícil dar qualquer tipo de praga nas suas plantas...

Manjericão na Cozinha do Quintal

Alecrim na Cozinha do Quintal, até o nome é alegre =)


Você também pode ferver, tanto o manjericão, quanto o alecrim (a hortelã também rsrs). Pode deixar as folhas de alecrim secarem e usar em gavetas para evitar mofo e bichinhos, principalmente naquelas que guardam roupas de cama ou roupas de inverno,

Além de temperar a nossa vida, todas essas plantas maravilhosas contém propriedades repelentes dos mosquitos. Só isso já é motivo mais do que suficiente para tê-las em casa e em abundância.

Todas elas são muito fáceis de manter, basta plantar em vasos ou floreiras, molhar todo dia bem cedo ou à noite, sem exagero e deixá-las em lugares onde peguem o sol da manhã. Aqui em casa elas ficam nas janelas e no quintal, claro.

Anime-se, comece a sua coleção de plantas, a sua pequena horta. Garanto que nunca mais você vai parar de cultivar e de amar essas belezuras. Sem falar em todos os benefícios que você vai ter com elas em casa.

Se você se apaixonou pela idéia, deixo aqui alguns links de sites que podem ser úteis para começar os seus projetos!

Como Plantar

Lar Natural

Revista Casa & Jardim

Revista Globo Rural

Tudo sobre lavanda, no maravilhoso Lavandário

E o youtube é uma fonte inesgotável de boas idéias! Já comecei um projeto com garrafas pet, em breve vou mostrar aqui para vocês, estou só esperando as plantas pegarem =)

Olha que coisa simples e legal para se ter uma horta de temperos em casa. Você não tem mais desculpas rsrs




Para quem lê por email, o link do vídeo é este: https://youtu.be/1OXMHzPjj2k

Espero que tenham gostado das idéias. Em breve eu volto com mais coisas do quintal.

Crédito das imagens/Credit images:
Abertura, Cravo e Canela, Citronela, Lavanda e Eucalipto: Shutterstock, todos os direitos reservados.
Opening, Cloves, Cinnamom, Citronella, Lavander and Eucalyptus kindly provided by Shutterstock
All rights reserved.

Agora temos podcast, acompanhe!




Cozinha do Quintal por Paula Mello, todos os direitos reservados. 2009-2016

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.