Carne assada na panela: simples e deliciosa!

em 8 de abril de 2019

Carne assada de panela, receita simples e deliciosa! Na Cozinha do Quintal.


Sabe aquela comida simples, de conforto mesmo, comida de mãe? Ela também pode - e deve! entrar no seu cardápio, porque as coisas boas não precisam ser muito sofisticadas!

Carne de panela é uma coisa assim. Eu adoro porque é fácil de fazer, rende bem, fica uma delícia, todo mundo adora e sem falar que você pode variar bastante os acompanhamentos, porque ela fica boa com tudo.

O que eu quero te ensinar aqui é o processo e as manhas para conseguir uma carne suculenta e saborosa.

Para esta receita eu usei:

- 2 kg de coxão mole em cubos grandes (pode ser coxão duro, patinho, carnes de segunda como acém, músculo - só que essas dão mais trabalho para limpar, ok? - pode ser alcatra, maminha, lagarto... enfim, a carne que você quiser, inclusive carne de porco, como pernil, sobrepaleta ou paleta)

- 2 cebolas picadas
- 4 ou 5 colheres de sopa de alho batido (eu bato o alho com óleo e os temperos frescos que tiver à mão no momento, como tenho uma hortinha de temperos, sempre tem algum no ponto de colher, pode ser orégano, alecrim, manjerona, tomilho, ou ainda tudo junto)
- temperinhos secos à gosto - os mesmos acima ou o que você tiver e gostar!
- óleo (mais ou menos 1 xícara)
- 1 sachê de molho de tomate pronto
- sal a gosto
- ervas frescas de montão, desta vez só tinha cebolinha
- aproximadamente 100ml de vinagre balsâmico

Limpei a carne e temperei com uma mistura de vinagre balsâmico, sal, óleo e as ervas. Deixei marinando umas 2 horas mais ou menos. A seguir, vamos para o processo passo a passo que eu quero te mostrar bem explicadinho!

Carne assada de panela, receita simples e deliciosa! Na Cozinha do Quintal.

Olha a foto aí em cima. Eu uso uma panela grande de pressão, porque ela tem o fundo grosso e é perfeita para este preparo.

1 - Coloque o óleo na panela e aqueça bem. Vá dourando os pedaços de carne, em fogo alto, poucos por vez (não sobreponha, o ideal é cobrir o fundo da panela com espaço suficiente para poder virar os pedaços). Vire, doure, vire, doure. Reserve os pedaços já dourados em uma travessa à parte.

2 - O vinagre balsâmico dá uma escurecida na carne, além de conferir um sabor especial. Ele também ajuda a formar essa "crosta" no fundo da panela, queimadinha, que é o que precisamos para conseguir um molho encorpado e bem saboroso! Não se assuste porque não queimou, é assim mesmo, ok?

3 - Desligue o fogo e espere uns minutos, porque tudo está muito quente. Retire o excesso de óleo que se forma no fundo da panela. Esse óleo deve ser descartado para que a sua carne fique leve. Deixe esfriar completamente antes de descartar! Eu coloco em uma garrafa pet com um funil e quando a garrafa está cheia, levo a um posto de reciclagem de óleo que tem perto de casa. Não jogue no ralo da pia!

Agora vamos "deglaçar" a panela (aprendi a usar esse termo chique!) que é colocar as cebolas e refogar para que elas limpem o fundo da panela, agregando todos os temperos, o escurinho que ficou.

4 - Olha a cebola como fica! Maravilhosa!! E o fundo da panela vai ficando limpo. Não se preocupe se não sair todo o queimadinho, no processo do cozimento sai. E claro, você vai tomar cuidado para não queimar de verdade, certo? É para ficar escuro, mas sem queimar. Se queimar, amarga e não fica bom. Olho vivo nessa etapa =)

Acrescentei o molho de tomate, a mesma medida de água 2 vezes (enchi o sachê do molho com água, despejei na panela e repeti), a cebolinha e mais uns temperinhos secos. Assim:

Carne assada de panela, receita simples e deliciosa! Na Cozinha do Quintal.

A seguir, em outra panela, eu desengordurei 3 linguiças calabresas: fritei bem dos dois lados e escorri em papel toalha. Linguiças prontas, é hora de juntar tudo! Veja como ficou:

Carne assada de panela, receita simples e deliciosa! Na Cozinha do Quintal.

Uma boa misturada e pronto, é tampar e cozinhar por 30 a 40 minutos depois que pegar pressão, em fogo baixo. Se usar uma carne mais macia, como pernil, por exemplo, diminua o tempo de cozimento, abra a panela com uns 25, 30 minutos e veja como está. Carnes mais duras, mais tempo, carnes macias, menos tempo.

O resultado é uma carne que desmancha, desfia, e um molho escuro (ninguém diz que é molho de tomate comum né?) e um sabor excelente! Olha bem de perto que maravilha rsrs

Carne assada de panela, receita simples e deliciosa! Na Cozinha do Quintal.

Se quiser, pode engrossar o molho com um pouco de farinha de trigo dissolvida em meio copo de água (3 ou 4 colheres de sopa de farinha, bem cheias, dissolva bem e jogue na panela, mexa, mexa, e quando ferver, engrossa). Mas nem precisa, viu?

Você pode colocar batatas para cozinhar junto com a carne, claro! Lembrando: ou você coloca as batatas da metade pra frente do tempo de cozimento ou coloca no início e verifica depois de uns 20 minutos, porque a batata cozinha mais rápido do que a carne, certo? Então fique de olho. Legumes como cenoura também funcionam bem, mas os mais macios como abobrinha, eu não recomendo, é melhor cozinhar separado mesmo.

Pode servir com um arroz e feijão, uma verdura refogada ou um legume, caso não use a batata. A linguiça é opcional, eu adoro e uso bastante aqui em casa, se for para vender, veja o custo, se compensa ou não.

Fala sério, não deu água na boca? Então faz e depois me conta!!

Aaaah última dica: aqui em casa quando sobra um pouquinho de carne assada (que não seja suficiente para todo mundo comer) eu uso essa sobra para fazer um arroz dos deuses! Mesmo quando sobra só o molhinho, ele vai para o arroz. Dica boa essa, viu? O arroz fica marronzinho, saboroso e a gente não desperdiça nadica de nada! Adoro arroz com tranqueira e você?




Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2019.

2 comentários:

  1. Paula! Adorei a receita!Eu não sabia como deixar esse molhinho com essa crosta deliciosa. Obrigada por compartilhar novamente uma receita deliciosa como essa. Esse blog é uma perdição de gostosuras! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Taís! Faz que essa carninha é sucesso garantido rsrs

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir