Salgadinho assado que desmancha na boca

em 21 de abril de 2019


Salgadinho que desmancha na boca na Cozinha do Quintal


Final de semana ou feriado... tudo o que a gente não quer é passar horas na cozinha, certo? Se você, como eu, gosta de ter uns petisquinhos para beliscar assistindo uma boa série ou um filme, esta receita vai encher seu coração de alegria!



É fácil de fazer, leva poucos ingredientes e é assada, não é frita, muito melhor!!

Fiz uma pequena adaptação da receita original daqui.


Ingredientes

1 quilo de farinha de trigo
500 ml de água morna
1/2 xícara de óleo ---> substituí por 1/2 xícara de banha de porco
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
2 pacotinhos de fermento biológico seco (20g)


Modo de Fazer

Prepare a ativação do fermento: em uma vasilha coloque 4 colheres de sopa de farinha de trigo, as 4 colheres de sopa de açúcar e o fermento. Misture bem e adicione 1 xícara de água. Misture até não ter mais bolinhas, deve ficar liso. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.

A seguir, transfira o fermento para uma tigela grande, adicione os demais ingredientes deixando a farinha por último e aos poucos enquanto trabalha a massa, alternando com a água morna (talvez você não use tudo, e tudo bem ok?).

Quando a massa estiver homogênea, sem grudar nas mãos, forme uma bola e cubra com um pano de prato. Deixe crescer por 30 minutos.

A seguir, abra com o rolo e corte no formato desejado, aplique o recheio, feche e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Pincele com gema misturada com um pouquinho de água (eu gosto de colocar umas pitadas de orégano na gema) e leve para assar no forno préaquecido a 200 graus até dourar bem.

Retire, espere amornar e sirva.

Como recheio eu usei presunto e requeijão, imagino que essa massa combine muito bem com outras coisas, como frango, carne e até uma versão com legumes deve ficar muito bom. A massa fica quebradiça, levemente crocante, deliciosa, quase uma massa podre. Muito boa, aprovada para muitos repetecos por aqui.


Não sei o rendimento porque fiz vários formatos e tamanhos, sem me preocupar muito. Se você for fazer para vender, use um cortador e faça todos do mesmo tamanho, claro!

Não vai ovo na receita: é farinha, água, um pouco de açúcar, fermento, sal e alguma gordura. Se não tiver banha, use óleo e mesmo assim, vai só 1/2 xícara, achei bem econômica.

Assa rápido se o seu forno estiver bem regulado, o meu não está então levou em torno de 20 minutos para dourar.


Cristo Redentor por Fabio Wanderley


Desejo a todos um bom domingo de Páscoa! 
Que a ressurreição de Jesus traga renovação e esperança para todos!!
Que a semana seja cheia de bênçãos com muitas coisas gostosas saindo da sua cozinha!



Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir