Pão Sovado Caseiro

em 2 de junho de 2021

Cozinha do Quintal - Pão Sovado Caseiro para Vender



Outro dia uma leitora me pediu uma receita de pão para vender no condomínio, uma receita que fosse prática, fácil de fazer e que não tivesse ingredientes difíceis de encontrar ou muito caros.


Esta receita de Pão Sovado Caseiro reúne todas as qualidades para ser um sucesso de vendas, além de ser um pão saboroso, uma delícia para o café da manhã, para fazer torradas, enfim, para comer muito!


Ingredientes


1 kg de farinha de trigo

10g de sal

150g de açúcar

100 ml de leite

100g de margarina

1 ovo inteiro

50g de fermento biológico seco

aproximadamente 600 ml de água gelada


Modo de Fazer


1. Em uma bacia grande misture sal, açúcar, fermento

2. Adicione a farinha e misture bem novamente

3. Faça um buraco no meio da farinha e coloque o ovo inteiro e o leite.

4. Comece a misturar, puxando a farinha para o centro, ao mesmo tempo comece a acrescentar a água gelada

5. Sove bem a massa, até que fique homogênea. Deve ficar lisa e não deve ser necessário acrescentar mais farinha, mas caso precise, coloque bem pouco, o mesmo com a água, vá sovando e acrescentando caso seja necessário


Todos os pães que a gente faz variam um pouco nas quantidades de farinha e água, isso acontece por causa das diferenças entre as farinhas que a gente usa. Vá com calma, sem pressa, colocando água e farinha alternadamente se for necessário. A massa deve desgrudar as mãos limpas, não deve ficar pegajosa.


6. abra a massa com um rolo com meio centímetro de espessura e enrole como se fosse um rocambole.

7. Divida esse rolo de massa no tamanho do pão desejado.

8. Coloque em uma assadeira levemente untada com óleo 

9. Deixe crescer em local protegido (como dentro do forno do fogão, desligado), coberto com um pano de prato limpo por 2 horas e meia

10. Pincele com gema e se desejar, polvilhe gergelim

11. Asse em forno pré-aquecido, a 200 graus, até dourar (aproximadamente 30 minutos), pode fazer o teste do palito para verificar se a massa está bem assada por dentro


Pode substituir o leite líquido por leite em pó na massa, use 40 g de leite em pó de sua preferência. Cuidado com a quantidade de água. 


Varie o formato dos pães e o "acabamento" (polvilhe aveia em flocos, sementes de linhaça, chia, etc ou pedacinhos de linguiça ou bacon, queijo ralado, etc) assim você cria pães personalizados! 


Você pode formar o pão colocando pedaços do rolo de massa um ao lado do outro, apertando bem para grudarem e assim obter um formato diferente. Não tenha medo de experimentar =)


Teste a receita, anote os ingredientes que usou, principalmente a farinha, faça testes variando a marca para ver qual fica melhor, e principalmente, anote o rendimento, com o tamanho e o peso dos pães obtidos. Infelizmente minha balança quebrou e não pude pesar o pão, mas esta receita rendeu aqui em casa esses dois pães enormes (na próxima vez vou colocar um em cada assadeira rsrs). 


Boas vendas!


Cozinha do Quintal - Pão Sovado Caseiro

Não consegui usar as fotos do preparo da massa nem do pão cortado, como fizemos à noite e fotografei com o celular, ficaram muito, mas muito ruins rsrs


Infelizmente acabei perdendo o cadastro de todos os leitores que recebiam os posts por email! Vou pensar num jeito, procurar uma outra maneira para que vocês possam se cadastrar para receber as atualizações, ok? Peço desculpas pela falha! 


No mais, seguimos vivendo aqui, um dia de cada vez, trabalhando, cuidando de tudo para evitar o vírus e rezando para que isso acabe logo, que a vida volte ao normal, que a gente continue trabalhando e mantendo a nossa família! Cuidem-se muito, por favor!! 


Também estou aproveitando o tempo para estudar muito, tem tanto curso gratuito e bacana que dá para a gente fazer, além do youtube onde se aprende de tudo, quem sabe você se interessa por isso? Deixa aí nos comentários para eu saber, pode ser que depois eu faça um post com todas essas informações! Se tudo der certo (e vai dar!) em breve terei novidades! Vamos torcer e trabalhar para realizar os sonhos, não importa quais sejam, nunca deixe de ter sonhos e de buscar coisas novas para sua vida!!


E aproveita para me seguir lá no Instagram e acompanhar o meu dia a dia de cachorros, crochê, e outras coisinhas mais! 


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2021


2 comentários:

  1. Ola boa está receita, parece delicioso.
    Obrigado por informar sobre a Elaine Gasparetto, eu seguia o blog.Fiquei triste.Fiqur bem se cuida.Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Obrigada... Eu também fiquei triste, ainda estou. Não tenho como aprovar os comentários no blog dela, infelizmente não tenho acesso.

      Cuide-se muito você também.

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir