Pão Caseiro Econômico

em 17 de agosto de 2018

Um pão caseiro com casquinha crocante e miolo fofinho e macio, perfeito para comer, vender, presentear!! Você vai amar esta receita! Com passo a passo, só na Cozinha do Quintal =)

Baixou o padeiro no marido rsrsr e várias receitas já foram testadas e aprovadas, vou postar uma de cada vez que fica mais fácil. Esta que eu quero mostrar hoje é muito prática, fácil de fazer, ideal para quem quer economia para vender um pão fofinho e gostoso ou simplesmente quer comer um pão maravilhoso, feito em casa com todo amor =)



Ingredientes

1 quilo de farinha de trigo
600g de água ** atenção!! PESE a água, não é 600 ml!
30g de sal
30g de banha de porco
15g de fermento biológico seco ** 1 saquinho e meio
20g de açúcar

Modo de Fazer o Pão Caseiro

Em uma bacia grande coloque a farinha e abra uma cavidade no meio dela. Coloque os outros ingredientes secos e misture bem. Comece a adicionar a água, aos poucos, amassando e juntando tudo, sempre pingando a água devagar. Tenha paciência porque demora um pouco para agregar tudo.

Pão Caseiro Econômico: primeira fase de crescimento da massa toda

Assim que estiver lisa e homogênea, comece a sovar. O movimento é esticar, enrolar, dobrar ao meio esse rolo e repetir, estique, enrole e dobre, sempre assim. Trabalhe a massa por 30 minutos em uma bancada enfarinhada de leve. Você pode ver como é lá no instagram, postei um vídeo do marido sovando a massa. Confira:






Aproveita e me segue por lá!!!

A seguir, coloque a bola de massa na bacia, cubra com um pano limpo e deixe crescer até dobrar de volume. Volte à bancada e modele os pães. Como a gente não sabia o quanto rendia essa massa, fizemos dois pães grandes e ainda deu esse monte de pãezinhos.

Deixe crescer novamente até dobrar de volume, coberto e em local que não pegue friagem, como dentro do forno (desligado, claro).

Nas fotos eles já passaram pela segunda etapa de crescimento, ok?

Pão Caseiro Econômico: fim da segunda fase de crescimento da massa já modelada

Pão Caseiro Econômico: fim da segunda fase de crescimento da massa já modelada

Dobrou? É hora de fazer cortes na massa e borrifar água. Se não tiver borrifador, você pode passar água com um pincel de cozinha, bem de leve e com cuidado para não furar a massa.

Pão Caseiro Econômico: borrifar água sobre os pães deixa uma casquinha crocante depois de assado

Pão Caseiro Econômico: pães modelados e crescidos, prontos para ir ao forno, só falta borrifar a água

Asse em forno quente, 180 graus, até dourar bem (no meu foi mais ou menos 30 minutos).

Aguarde esfriar (se conseguir rsrs) e delicie-se!

Pão Caseiro Econômico: dourados e deliciosos

Pão Caseiro Econômico: dourados e deliciosos

Massa macia, casquinha crocante sem ser dura, tudo perfeito nessa massa, aprovadíssima! E não, não vai ovos! Super econômica =)

Fotos mal feitas porque à noite e com celular é complicado, mas acho que dá para você ver que a massa cresce bem e fica fofa. Recomendo! Aqui a gente vai continuar treinando a modelagem, que ainda está bem ruim rsrs

Não acrescentamos nada nestes pães porque a gente queria mesmo saber como era a massa. Tem receitas em que o pão fica com gosto de fermento, não foi o caso! O sal ficou bom, a textura ficou ótima. Então fizemos outras versões (que eu mostro depois) com mais ingredientes e o resultado ficou igualmente bom. Inclusive dá para rechear e fica show.

Só para explicar: a massa cresce duas vezes apenas, uma vez em bola, uma vez depois de modelada.

Experimenta fazer e depois me conta se gostou? Vou adorar saber.

Logo de padaria na imagem de abertura da Freepik.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir