Purifique o ar da sua casa com eucalipto e ervas

em 30 de março de 2020

Purifique o ar da sua casa com eucalipto e ervas




Eu adoro ter, plantar, cultivar e usar ervas aromáticas. Na minha hortinha eu tenho várias, incluindo o alecrim que está pendurado secando para concentrar as propriedades e ser fervido em breve. Coisas de bruxa que eu adoro rsrs

Uma das lembranças felizes da minha infância envolve o eucalipto, é uma memória olfativa e afetiva. Meu pai, desde os tempos em que teve uma floricultura, costumava colocar um balde de metal enorme no fogão para ferver com folhas de eucalipto e a nossa casa parecia uma sauna finlandesa, embora na época, eu com 5 ou 6 anos, não tivesse idéia disso, era bom demais! Depois ele foi trabalhar como vendedor e viajava a semana toda, só voltava para casa na sexta para já ir de novo na segunda e o ritual do eucalipto continuou, embora com menos frequência.

Foi uma das heranças dele, que eu pratico há anos, principalmente no inverno e com filhos alérgicos tem sido sempre uma bênção que se espalhou para os amigos que aprenderam a fazer e adoram também. Aqui em casa nunca falta eucalipto!

Com essa preocupação toda com a contaminação do coronavírus, eu tenho feito (mais do que o normal) um uso intenso das ervas para purificar o ar aqui de casa.

O eucalipto eu compro, é fácil de achar e tem 2 tipos, eu não sei os nomes, mas o que eu mais gosto é o de folhas arredondadas e cor azulada. O outro, aí no meu cabide natural de galho de árvore, é o último à direita, tem cheiro intenso, uma delícia, folhas pontudas, muito bom para ferver.

O eucalipto é uma planta poderosa! Tem sido usada há séculos para limpeza, pois possui um óleo essencial maravilhoso, além de propriedades curativas de monte.

Como purificar o ar da sua casa


Separe uma panela velha só para isso, qualquer uma que tiver, mas lembre que não vai dar para cozinhar nela depois, o odor é muito difícil de tirar... Encha pela metade no mínimo, coloque as ervas da sua preferência mais o eucalipto (ou só ele) e leve ao fogo até ferver, abaixe e deixe alguns minutos na sua cozinha, vai perfumar tudo.

Eucalipto e alecrim são uma ótima dupla para ferver e purificar o ar da nossa casa.


Depois, pegue um pano grosso ou luvas térmicas para segurar o cabo da panela e caminhe pela casa, deixando que os vapores inundem os ambientes. Aqui vale fazer um bom pensamento para que a sua casa fique bem, uma prece, enfim, aquilo que você acreditar que é bom para você e para a sua família.

À noite eu costumo colocar um papelão no chão e uma panela quente em cima em todos os quartos (eu tenho várias pra isso rsrs), a gente dorme muito bem com o cheirinho bom que invade o quarto, inclusive melhora muito a questão da alergia do meu filho caçula.

No dia seguinte jogue tudo fora e refaça com folhas novas (não usadas). O eucalipto seca muito bem e pode durar mais de ano! Compro maços enormes a preços bem razoáveis, não é uma coisa cara.

Vale tentar, veja se gosta, se faz a sua cabeça. O importante é seguir as orientações das autoridades de saúde à risca, se alimentar bem, manter a casa limpa e essa é mais uma dica para ajudar.

Cuidem-se bem! Se você fizer, vem me contar o que achou.



Um comentário:

  1. Adorei tuas dicas aqui e essa infusão com folhas dá mesmo um bom cheirinho na casa!Adoro isso! Bom te ver! beijos, tudo de bom,SAÚDE nesse tempos de pandemia! chica

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir