7 coisas para fazer durante a quarentena

em 1 de abril de 2020

Cozinha do Quintal - Kira o gato




Para muitas pessoas não está sendo fácil ficar em casa nesta época difícil que estamos vivendo. Tem gente que vai pra casa só pra dormir porque trabalha tanto, tem gente que ainda não estabeleceu aquela relação de amor com a própria casa, e no final das contas, quando tem que ficar não sabe o que fazer.

Tenho alguns amigos nessa situação... Na minha opinião, a primeira coisa é entender que é a sua casa, não uma prisão. Torne-se dono dela, aproprie-se dela, faça com que sua casa seja parte da sua vida!

Segundo, também na minha opinião (e eu não sou psicóloga nem nada tá): mantenha-se ocupado! Uma das formas mais certeiras de um ser humano enlouquecer literalmente é não fazer nada. Nosso cérebro foi criado para ser usado o tempo todo, para resolver problemas, para pensar! Ficar sem fazer nada só traz depressão, tédio e mau humor. Então sai dessa.

A seguir vou listar as minhas sugestões para te ajudar a passar pela quarentena com mais positividade!

1. Arrume sua casa - quem não tem um armário entulhado de tranqueiras que atire a primeira pedra! Que tal dar uma limpa em tudo, separando itens para jogar fora, para doar e os que vão ficar? Pense na utilidade real, se está trancado há muito tempo provavelmente você nunca vai usar mesmo, então destralhe-se!

2. Faça uma limpeza profunda naqueles cantos esquecidos - sabe o guarda-roupas? Então, dá uma vasculhada nele, destralhe, tire o que não usa, lave e doe. O inverno está chegando e em breve as campanhas de agasalhos começam, ou pode ser que você ou alguém próximo conheça uma instituição que aceite.

Aproveite para revisar os itens de inverno, cobertores, mantas, agasalhos... veja o estado geral, lave se necessário, faça os consertos que forem precisos. Quando o inverno chegar, tudo vai estar em ordem e pronto para uso.

As limpezas de guarda-roupas são pra família toda! Aproveite para envolver as crianças, mostrando como é importante não acumular coisas e como é bom poder doar para quem não tem.

3 - Pratique jardinagem - mesmo que você não tenha um quintal ou um espaço de terra, pode fazer muito em vasos e aproveitar os benefícios dessa terapia. Sim, plantar é terapia! Coloca a gente em contato com a terra, um dos elementos mais importantes do mundo. Centraliza as idéias, favorece a concentração, traz paz e ainda, com a paciência, o cuidado e o carinho que isso exige, traz frutos: flores para enfeitar a vida, frutas, legumes, verduras e ervas para comer.

Se você não tem a menor intimidade com o assunto, nunca plantou nada e consegue matar até a planta mais resistente do mundo, tente começar com simplicidade. No supermercado tem semente de girassol para vender, no setor de ração para gato e cachorro. Compre um pacote, plante algumas sementes em um vaso ou floreira. O girassol germina rápido, cresce que é uma beleza e em plantado em pequenos espaços fica delicado como uma margarida. Você vai se surpreender e vai amar o resultado, garanto!

Tem gato em casa? Plante alpiste, como eu fazia isso quando era criança rsrs adorava ver crescer, pegava as latas de goiabada, meu pai furava o fundo com um prego e plantava, eu não tinha gato na época mas o negócio é bem bonitinho para usar até como decoração. Ah os gatos adoram comer, por isso é para plantar o alpiste, ok?

A intenção é aprofundar no assunto? Pegue as mais variadas dicas e as melhores técnicas com a Carol Costa! Ela é ninja, faz de tudo um pouco e tem conteúdo espalhado: tem coluna no rádio, tem Instagram, tem youtube, tem site, tem facebook... Eu a acompanho há anos e sempre aprendo muito com ela, até coisas inusitadas como criar borboletas (curiosa?? veja o meu post sobre isso aqui)

Perca o medo e comece. Às vezes as plantas morrem, às vezes a própria vida delas é curta, isso não é motivo para não fazer. Uma pequena horta de temperos é uma grande idéia, até em supermercados você encontra vasinhos com mudas a preços camaradas! Coloque seus temperos na janela, onde peguem bastante sol, principalmente o da manhã. Regue com carinho e aprecie essas plantas incríveis crescendo, crescendo... a sua comida vai melhorar com tempero fresco e o seu humor também!

4 - Aprenda um artesanato: se você nunca fez nada por falta de tempo, agora é a hora! Crochê e tricô nunca saem de moda e com essas técnicas você pode criar peças lindas para a família toda. Que tal começar com projetos simples, como um cachecol básico? Bom para o frio que virá!

Eu adoro tricotar. Tenho uma relação afetiva com essa arte desde pequena, quando aprendi com a minha avó e levo pra vida. Se você sabe, ensine! Convoque a molecada, meninos e meninas e ponha todo mundo para crochetar e tricotar. Vai ser um monte de risadas e mesmo que não saia nada você e seus filhos passarão momentos agradáveis juntos.

Eu tenho outro blog onde posto minhas aventuras no tricô e em breve no crochê, que eu peguei a mania agora rsrs lá tem receitas simples e boas, confere:


Para Minha Casa dos Sonhos



Tem a tradução de um xale gringo maravilhoso para você se aventurar. Eu nunca tinha feito xale, por achar que era difícil, me enganei. Um dia eu pensei, se os outros fazem, eu também posso. E fiz, não um, mas vários! Além disso, inventei minhas modas, olha esse aí embaixo, criação minha que foi de presente (todos os xales que eu fiz foram rsrs):


Tem a receita dele lá também, além de cachecóis e peças de bebê. Aqui mesmo no blog tem um marcador Tricô, porque eu ainda não passei tudo pra lá e já mostrei peças lindas (sem modéstia nenhuma) que fiz, dá uma olhada:


A receita dessa peça linda está aqui:

Echarpe Angelina

E o xale gringo é esse:


Maravilhoso e é sim, fácil de fazer. A receita:


Tradução do Xale Kindness


No meu instagram pessoal você encontra quase todos os meus projetinhos, se quiser conferir clique aqui.


E lógico, tem milhares de tutoriais em vídeos no Youtube, com passo a passo e dá para aprender muito bem. Além disso, existe o Ravelry, uma comunidade especialmente voltada para o crochê e o tricô. Lá tem de tudo, receitas, tutoriais, muita informação e o melhor, grupos de artesãs para a gente trocar idéias e aprender. Nunca, nesses anos todos que estou por lá, vi alguém com má vontade para ensinar ou responder uma dúvida, nem as gringas. Vale fazer o cadastro (é grátis) e participar da comunidade. Eu adoro. Me encontra lá?


Paula Mello no Ravelry


Pelo Ravelry eu conheci e fiz amizade com a Soyun, uma moça prendada e gentil  que mora na Coréia, além de outras amizades mundo afora. Uma delícia compartilhar o que a gente ama com pessoas com as mesmas paixões, conhecer gente diferente, interessante!

Além do tricô e do crochê, tem tanta coisa! Bordado, macramê (que eu amo e estou aprendendo), pintura, reciclagem, caixas, bijuterias, enfim, tem para todos os gostos. Você pode comprar os materiais pela internet e receber em casa na boa, sem ter que sair, bom né?

Recentemente eu fiz um curso de modelagem e costura no Senac e me apaixonei mais ainda. No youtube tem o canal da Marlene Mukai, outra ninja, que ensina com coração de mãe. Vale a pena conhecer e se aventurar pelo mundo da costura! Ela é mais voltada para roupas, mas tenho certeza que você vai pirar na batatinha com o trabalho das artesãs do pano, que ensinam a fazer bolsas, necessáires, jogos americanos, paninhos de prato, um milhão de coisas lindas que podem deixar a sua casa mais bonita ou podem ser doados, presenteados e até vendidos.

Já tinha feito também um curso de encadernação, é uma arte que exige atenção aos detalhes (como todas né) e produz peças lindas: cadernos, agendas, bloquinhos fofos. Vale a pena, o material é barato, muita coisa pode ser reaproveitada, como caixa de sucrilhos rsrs retalhos, enfim, dá para criar coisas lindas... eu sou apaixonada também pela encadernação! Olha duas peças que eu fiz:



5 - Observe os pássaros - isso mesmo, não tô louca não rsrs experimente colocar algumas sementes (vende em supermercado!) - alpiste e semente de girassol vão fazer o maior sucesso com eles, frutas ou um bebedouro para beija-flor na sua casa, em uma janela, na varanda ou sacada, mesmo que você more em apartamento, mesmo que seja em andares altos. Minha mãe mora no quinto andar e os beija-flores estão sempre na janela dela!

Aqui em casa, como eu tenho quintal com pés de fruta, tem muito passarinho, e eu ainda coloco mais comida para eles. Além dos sabiás, bem-te-vis, sanhaços, periquitos e bananinhas que são a maioria, de vez em quando aparece alguém diferente, como esse pica-pau que agora é frequentador assíduo do meu jardim:


Esta é uma atividade incrível que você pode fazer junto com as crianças. Elas vão adorar colocar comida para os passarinhos, vão aprender muito identificando cada um, prestando atenção aos detalhes de cada espécie, vai render muito assunto. Fotografe, crie álbuns, monte cartões postais imprimindo em casa mesmo, mande pelo correio para as pessoas amadas quando acabar a quarentena!


Meu canário Elvis e o cobertor de bebê em crochê em que estou trabalhando


6 - Adquira uma nova habilidade -  aproveite que a web está mais generosa do que nunca, além dos conteúdos gratuitos que já estão no ar faz tempo, uma nova onda de pessoas veio com a quarentena para distribuir mais ainda como forma de aliviar a tensão e a solidão.

Se o artesanato não faz a sua cabeça, tudo bem! Cada um na sua, aproveite então para aprender algo útil e ao mesmo tempo prazeiroso, como uma nova língua - e tem apps gratuitos que são ótimos para baixar no celular e estudar um pouquinho por dia. Eu estou aprendendo francês e italiano e tenho me divertido muito com isso. O sonho de conhecer esses países ainda não morreu rsrs quem sabe um dia, enquanto isso, vou estudando.

Além de línguas, que tal dar uma aprofundada nos estudos sobre negócios para empoderar o seu? No youtube tem milhares de canais sobre empreendedorismo, que vão te ajudar a atravessar os tempos de crise, vão ensinar finanças, marketing e gestão, seja você um pequeno, médio ou grande empreendedor.

Além de línguas e empreendedorismo, tem assunto pra mais de metro, para todos os gostos! Quer aprender photoshop para deixar suas imagens lindas? Tem milhões de tutoriais (tem até um meu que eu fiz aqui) para o blog da minha vizinha Elaine Gaspareto que tem conteúdo de montão e de qualidade para quem é blogueira e ainda tem receitas fáceis e deliciosas para arrasar na cozinha sem frescura e muito fáceis de fazer. Tem receitas minhas também, já que sou colaboradora do blog dela e tem conteúdos meus sobre marketing digital, confere, você também vai amar o blog dela!


Tem programação para aprender a criar sites (boa pra ganhar dinheiro!), tem design gráfico, tem marcenaria, construção, reparos em tudo o que você puder imaginar (eu aprendi a trocar a correia da minha máquina de lavar roupa e economizei uma fortuna! marido que trocou rsrs), enfim, tudo, tudo mesmo o que você pensar em aprender, tem alguém ensinando. Maravilhoso né?

Alguns dos meus canais favoritos:

Arata Academy - insights profundos para pensar na cama, sobre comportamento, técnicas para superar o stress e muito, muito mais.

EmpreDig - do mesmo fundador da Arata Academy, conteúdo exclusivo voltado aos empreendedores.

Ana White - a marceneira/carpinteira mais maluca do youtube, ensina a fazer milhares de projetos interessantes para todos os cantos da casa.

MOVA - canal da Monja Coen ensinamentos budistas para todos, para a vida e profundas reflexões que valem a pena

Rick Steves -  meu canal de "viagens" rsrs viajo pra todo lado com esse americano engraçado e gorducho que tem muito bom humor e mostra como viajar gastando pouco, com dicas e estratégias para aproveitar ao máximo. Quem sabe um dia, enquanto isso, vamos viajando virtualmente!

History Channel - o melhor canal de tv na minha opinião, o que eu mais assisto, tem conteúdos de todos os programas para a gente ver e rever quantas vezes quiser.

Irmãos à Obra - se você também ama os dois gêmeos que fazem maravilhas nas casas dos outros como eu, vale a pena se divertir com as aventuras deles fora do programa. Nesse canal eles cantam!!

HGTV - aqui você vai encontrar os programas dos irmãos, entre muitos outros do canal de tv sobre construção, reforma e muito mais.


7 - E por último, como não poderia deixar de falar de comida, COZINHE!  Cozinhe muito, para comer bem, para aprender, para guardar e ter sempre, para doar, para presentear. Para encher a casa de cheiro de comida de mãe, tem coisa melhor?

Algumas das minhas receitas favoritas de todos os tempos:



Ovos no Purgatório - a comida é boa apesar do nome rsrs confort food barata e fácil de fazer


Kibe de Bandeja passo a passo - o mais explicadinho possível para você mandar ver nessa delícia


Cuzcuz à Paulista - receita tradicional de São Paulo com o meu toque


Arroz de Forno - aproveite as sobras do que tiver ou invente a sua versão. Adoro!


Yakisoba - a tradicional receita oriental à minha moda com passo a passo bem explicadinho.


Rocambole de Carne Moída - com passo a passo, essa delícia vai arrancar suspiros da sua família



Você é do doce? Tem também, as minhas favoritas:


Goiabinha Caseira


Torta de maçã


Pudim de Maracujá


Quindão de Maracujá


Bolo Prestígio


Bolo de banana caramelada, pão de mel, bolo de cenoura - as 3 receitas juntas para variar e se deliciar



Ufa, quanta coisa dá para fazer na quarentena!

E eu nem falei de livros, filmes, séries... no próximo :-)


E você, me conta, o quê anda aprontando por aí? Este post foi agendado para ser publicado na semana passada, porque eu estou ocupadíssima!

Não sei como estão as coisas, espero e oro para que estejam melhores.

Continuem seguindo as orientações das autoridades de saúde, fiquem em casa o máximo que puderem e cuidem-se.

Cuidem-se muito!






Um comentário:

  1. Muito boas as tuas sugestões para passar nossos dias de quarentena! Temos sempre que no ocupar com algo que gostamos( de preferência) e deixar nossa mente voar, já que nós não o podemos fazer! Valeu! Gostei de ver! beijos, chica

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir