Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer

em 13 de abril de 2020

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer





Receita daqui


Pão Caseiro Simples da Lu, canal Culinária em Casa
O pão é uma delícia e o canal da Lu também. 


Pão Caseiro - Ingredientes


1 quilo de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico seco (para pão)
250 ml de leite quente
250 ml de água quente
2 ovos inteiros
125g de banha
1 colher de sopa de sal
1/2 xícara de açúcar (não utilizado mas ajuda a fermentação)

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer


Modo de Fazer

Em uma tigela grande, adicione o açúcar (se for usar) e o sal. Polvilhe o fermento e misture. A seguir, coloque um pouco de farinha de trigo, alternando com o leite, a seguir, adicione a banha e mais um pouco de farinha, continue misturando com a mão, desmanchando a banha na farinha. Adicione um pouco de água, mais farinha, os ovos, um a um, sempre amassando. Continue até terminar todos os líquidos e a farinha.

Se necessário, acrescente mais farinha. A massa deve soltar das mãos limpas. Não sove muito, apenas o suficiente para que os ingredientes da massa fiquem bem homogêneos.

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer


Divida a massa em 3 partes (ou mais, a gosto) abra ligeiramente com as mãos sobre uma superfície levemente enfarinhada e enrole. Acomode os pães em formas untadas levemente com óleo e mantenha em local sem vento nem friagem, coberto com um pano de prato limpo.

Aguarde dobrar de tamanho, aproximadamente 1 h 30 min.

Pincele gema de ovo e polvilhe gergelim se gostar.

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer


Asse em forno médio, 180 graus, pré-aquecido, até dourar. Pode fazer o teste do palito para ter certeza que está assado. Retire do forno e aguarde amornar sobre uma grade e desenforme.

Pode usar esta massa para fazer pão recheado, a gosto. É um pão muito fofo, macio, saboroso.

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer

Eu só tenho 2 formas de pão, essas de alumínio são muito boas, uso muito. As duas têm a mesma medida (interna): 28 cm de comprimento por 11 de largura e 5 cm de altura. É um bom tamanho! O outro pão coloquei em uma assadeira normal, apenas untada com óleo.

Se for fazer para vender é preciso padronizar o tamanho, ou seja, todos têm que ter o mesmo peso e o mesmo tamanho. Para isso, é claro que você vai precisar de formas iguais, além de pesar a massa.

Faça a receita e teste para ver como fica, para ver o quanto rende. Lembre que bons ingredientes fazem toda a diferença. Use a melhor farinha de trigo que puder, sempre recomendo Renata ou Anaconda, ou uma farinha especial.


Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer


Com relação à banha, ainda não experimentei substituir por margarina ou manteiga ou outra coisa, mas é algo que você pode fazer também.

Não usei açúcar porque sou diabética, mas você pode usar para acelerar a fermentação. O pão vai crescer mais e mais rápido.

Lembre-se de anotar tudo em um caderno, principalmente as substituições e o rendimento. Assim quando for fazer para vender de verdade já vai ter todos os detalhes, fica mais fácil para colocar o preço.

E quem não gosta de um bom pão caseiro?

Pão Caseiro Fofo e Fácil de Fazer

Outras receitas de pão caseiro que já foram publicadas aqui no blog:



- Pão Caseiro Recheado


- Pão Caseiro Econômico


- Pão de Campanha Rústico


- Pão de Leite Ninho


- Pão Doce Caseiro


Nem preciso falar que a gente ama pão aqui em casa né? Faz e me conta o que achou. E as outras receitas são todas boas pra chuchu, testadas, degustadas, presenteadas e aprovadas.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020.

Um comentário:

  1. Nesses dias de confinamento, adoramos preparar pães ,massas ,bolos. Essa ótima receita! Valeu! bjs, ótima semana! chica

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir