Menu Marmitex: Sobrecoxa Assada

em 2 de agosto de 2021

 

Sobrecoxa assada Cozinha do Quintal


Opção saborosa e com ótimo custo-benefício que pode entrar no seu cardápio! 

 

Sobrecoxas de frango, assadas no forno, bem acompanhadas por batatas na manteiga e brócolis ao alho e óleo.


Delícia! O segredo dessa receita especial você confere a seguir!


Ingredientes


1 kg de sobrecoxas de frango

1 xícara de vinagre balsâmico

3 dentes de alho amassados

sal, pimenta do reino

ervas frescas: manjericão, manjerona, alecrim e salsinha

folhas de louro

1 xícara de óleo de girassol (aproximadamente)

 

Modo de fazer

Com pelo menos 3 horas de antecedência (melhor ainda de um dia para o outro, deixando o frango dormir no tempero dentro da geladeira), tempere as sobrecoxas com o vinagre, o alho, o louro e as ervas picadas. Revire o frango regularmente, mantendo na geladeira.

 

Prepare uma assadeira grande, untando-a com óleo de girassol (aqui é uma escolha pessoal, eu acho o sabor do óleo de soja ruim mas vai de cada um ou do custo, dependendo do quanto você pode gastar na sua receita).

 

Disponha as sobrecoxas temperadas e leve ao forno 180 graus por 30 minutos. A seguir, retire do forno e besunte bem as peças com óleo. Retorne ao forno para dourar bem, cerca de 30 a 40 minutos. 

 

Para besuntar com óleo, a minha opção favorita é usar um pincel largo. Esse processo ajuda a dourar e a deixar a pele mais crocante. Caso o seu público prefira, utilize o frango sem a pele, mais saudável, vai ficar igualmente saboroso.

 

Os acompanhamentos: batatas cortadas mais grossas, passadas em água fervente por alguns minutos e depois foram para a frigideira com manteiga, salsinha, sal e pimenta até dourar.

 

O brócolis deve ser cozido em água fervente com a panela semi-tampada até os talos ficarem macios. Escorra bem e refogue com azeite, alho, sal e pimenta.

 

Um prato delicioso! O uso do vinagre balsâmico e do louro confere um sabor defumado ao frango, além da cor. As ervas frescas fazem toda a diferença no sabor e no caso do frango, a manjerona é especialmente indicada! Como eu sempre digo, vale a pena investir em uma pequena horta de temperos para abastecer a sua cozinha. Temperos são plantas muito fáceis de cuidar e manter, experimente!

 

Sobrecoxa assada Cozinha do Quintal

 

Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados.2009-2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir