Ganhar Dinheiro com Comida - Post 5 Boas Práticas

em 8 de setembro de 2009



Prender a manipular os alimentos corretamente é essencial para o seu negócio


A gente já falou no blog sobre limpeza, mas um aspecto muito importante é a manipulação de alimentos. Cozinhar em quantidade grande requer cuidado redobrado. Com certeza, muita coisa do que falo aqui você já faz, no seu dia a dia de dona de casa. Mas é sempre bom relembrar.

Sempre que for comprar matérias primas para seus produtos, observe a embalagem e confira:

prazo de validade (se estiver muito próximo, não compre)


procedência do produto (você sabe de onde vem? Tem fiscalização do SIF?? Se não tiver o selo que identifica, quer dizer que a empresa não tem nenhuma fiscalização sanitária. Não compre).

cor, aroma e consistência - no caso de alimentos frescos, eles devem estar em perfeitas condições, atenção especial ao peixe, ao frango, miúdos, carnes em geral como frios, linguiças, etc.

condições da embalagem - se estiver amassado, enferrujado, rasgado, não compre.


Se houver qualquer coisa diferente, fora do normal, não compre. Se ficar na dúvida sobre o fabricante, não compre. Alimentos enlatados e em garrafas: lavem com água e sabão e enxugue, guarde bem.



Antes da gente prosseguir com esse assunto, você sabia que a ANVISA disponibiliza uma cartilha prática sobre manipulação segura de alimentos? Sugiro que você acesse, baixe, estude e coloque em prática no seu negócio, é importante!

Faz parte de ser empreendedor de alimentação conhecer e utilizar as normas!

Existem muitos municípios e estados que oferecem cursos (e para você formalizar a sua empresa vai ter que fazer um também!), informe-se nas Secretarias de Saúde e faça. 





Descongelamento: a maneira correta de descongelar é na geladeira. Não deixe alimentos para descongelar em cima da pia, muito menos de um dia para o outro, nem dentro de uma bacia de água!!

Utensílios devem ser bem lavados depois de entrarem em contato com alimentos crus. No caso do frango e da carne, maior cuidado ainda. Não use utensílios de madeira na cozinha, pois eles são muito fáceis de serem contaminados.

Produtos de confeitaria aguentam uns 3 dias na geladeira, mais do que isso é problema. Sempre utilize potes plásticos com certificação para alimentos (isentos de BPA, bisfenol), ou de vidro ou de inox, sempre tampados, limpos e secos.

Cuidado redobrado também com leite, queijos, requeijões, manteigas e margarinas. Retire da geladeira, meça a quantidade que vai usar e retorne o restante para a geladeira de novo. Não esqueça de lavar bem as embalagens antes de colocá-las na sua geladeira. Ou guarde em potes com tampa.

Ovos devem ser armazenados na geladeira, mas não na porta. Eu sei, por que é que todas as geladeiras têm porta-ovos na porta? Os especialistas dizem que a temperatura não se mantém, pois abrimos a geladeira constantemente, por isso é melhor armazenar dentro mesmo.

Na geladeira faça assim:

Alimentos prontos - prateleiras superiores
Alimentos semi-prontos e pré preparados (recheios e cremes) - prateleiras do meio
Crus (carne, frango, peixe) - prateleiras inferiores
Frutas, legumes e verduras - nas gavetas

Olha que bacana esse esquema. Ele mostra onde devemos armazenar os alimentos na nossa geladeira.




Bacana, porque só de olhar a gente já sabe onde colocar. Repara que os ovos estão dentro de uma caixa tampada na prateleira.


Cuidados pessoais:

- Lavar as mãos e antebraços várias vezes, principalmente antes e depois de manipular alimentos crus.
- Manter as unhas curtas e sem esmalte.
- Usar lenço ou rede para prender os cabelos.

Em um negócio familiar, caseiro, de alimentação, todo mundo tem que ajudar! Limpeza e higiene alimentar são importantes!


A utilização de luvas não garante a higiene. As pessoas acham que usando luvas está tudo bem, mas se não houver troca das luvas com frequência, pode haver contaminação dos alimentos. A pior delas é o que a gente chama de contaminação cruzada.

É quando você mexe com frango e depois com outra coisa, e leva as bactérias de um para outro. Eu pessoalmente prefiro lavar as mãos um monte de vezes do que usar luva. Máscaras também só são eficientes por 20 minutos, depois disso a própria respiração umedece a máscara, fica difícil respirar e a pessoa fica ajeitando a máscara no rosto o tempo todo, o que não só não resolve, como também pode contaminar a comida.

A pia deve ser lavada com detergente e depois, um panelão de água fervendo garante a limpeza se você não tiver condições de comprar um produto profissional para fazer a desinfecção.

O Sesi, o Senai e o Senac estão no Brasil inteiro e oferecem cursos e informações. Outra boa opção são as Universidades, que normalmente oferecem cursos gratuitos. Informe-se sobre os cursos disponíveis na sua cidade, na prefeitura ou na secretaria estadual.

Se você perdeu algum post desta série, aqui estão os links:


Ganhar Dinheiro com Comida - Post 1




Ganhar Dinheiro com Comida - Post 2



Ganhar Dinheiro com Comida - Post 3



Ganhar Dinheiro com Comida - Post 4



Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:

Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil

Ouça os nossos Podcasts



Imagens deste post gentilmente cedidas pela empresa parceira do blog Shutterstock, todos os direitos reservados.

Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017

15 comentários:

  1. Menina essa do ovo é nova pra mim... não entendi...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Flavia, o ovo era só para ilustrar que a gente pode contaminar um alimento com outro, sabe né?
    Continue acompanhando...

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog dicas super legais mais sempre quiz montar algo assim ganhar dinheiro com comida mais na minha cidade a vigilancia sanitaria fica em cima e a cozinha tem que ser industrial e tem mil e uma coisa que eles exigem infelizmente não é tão facil assim aqui não pena porque eu adoro cozinhar mais montar a cozinha do jeito que eles querem é muito caro

    ResponderExcluir
  4. adorei suas dicas mais aqui na minha cidade a vigilancia sanitaria exige uma cozinha industrial e muito mais dai fica dificil pois e muito caro mais eu adoro cozinhar

    ResponderExcluir
  5. oi, estou querendo mesmo começar a fazer salgados e doces para vender, faço cursos e aprendi fazer salgados fritos e assados, os fritos já testei e ofereçi pros familiares pedi opinião e gostaram, ufa, que bom! Fiquei na dúvida qto ao uso do óleo, frito os salgados qtas vezes utilizando o mesmo óleo, como vc fazia? Vou esperar sua resposta. Legal, encontrar blogger assim, realmente úteis. Isso é uma prova de que vc é uma pessoa que se preocupa com o próximo sente o desejo de ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. oi, fale por favor qtas vezes se deve usar o óleo de frituras estou analizando se começo fazer salgados para venda em casa e já treinei mas fiquei na dúvida disto. Aguardo sua resposta. Estou fazendo minhas reflexões com base em suas postagens, muito obrigada me fez pensar em muita coisa que ñ tinha pensado. Primeiro vou por tudo no papel mesmo, me planejar bem pra minha cabeça ficar voltada só no meu trabalho qdo estiver fazendo-o, ñ é por que estou em casa que quero ser 10 em uma ou seja, fazendo salgados e lavando roupas, ou fazendo comida ou ajudando o filho fazer lição nada disto vc está perfeitamente certa. tudo planejado é o melhor. Gosto de acordar tarde, vou me acostumar a acordar cedo o dia renderá darei conta de tudo sem estressar. Certo?

    ResponderExcluir
  7. Fofolinda, obrigada pela visita, continue lendo os artigos e você vai achar bastante informação.
    Use o óleo sempre em fogo moderado para não queimar, nunca deixe aquecer demais. Outra coisa é coar o óleo sempre que juntar farinha no fundo, descarte a parte que fica cheia de "borra", isso escurece o salgado.
    Acho que não dá para falar em termos de quantas vezes, vai depender do seu cuidado e do óleo que estiver usando.
    O bom senso é quem manda. Se achar que o cheiro não está bom, mesmo que o óleo esteja límpido, descarte.
    Não reaproveite sobras, juntando aquelas panelas de óleo que sobrou de vários dias, isso tb é muito ruim.
    Coloque no preço do seu salgado o custo do óleo, e explique para o seu cliente como vc trabalha, para que ele entenda que qualidade custa mais.

    Beijo grande e sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!!
    Amei todas as suas dicas... pretendo trabalhar com alimentos no começo de 2013... estou me cercando de orientações para que começe com muita seguraça. Obrigado mesmo! Que Deus Te Abençoe cada vez mais e mais.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog. Dicas super interessantes

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog.Dicas muito interessantes para quem pensa em começar seu próprio negócio.
    Estou fazendo várias pesquisas em busca de informações e experiências, que me ajudem a esclarecer dúvidas e diminuir os riscos.
    Pretendo trabalhar com bolos iniciando o negócio em 02/2013
    Agradeço pela contribuição,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog.
    Muito interessante e esclarecedor.... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito Bom seu blog.... achei hj o site e estou maravilhada, tirou muitas duvidas, amo cozinhar e estou pensando em trabalhar com PF, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmara, pf é igual marmitex. Por isso recomendo que vc leia os artigos do marcador (ou da aba lá em cima) MARMITEX.

      Tem tudo o que a gente já falou aqui e olha que é muita coisa!!

      boa sorte!!

      Excluir
  13. Oii tudo bem?
    Adorei os artigos!
    Estou com planos de fazer comida em casa para vender. Mas para isso, preciso de alguma licença? Certificado? Algum procedimento legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende de onde você está, cada cidade tem uma legislação específica. Você pode começar em casa, mas saiba que se a fiscalização baixar, você vai ter tudo apreendido e ainda vai pagar multa (pelo menos aqui em SP é assim).
      Faça direito, procure um contador e informe-se, você pode optar pelo SIMPLES e pagar bem pouco imposto e estará regularizado. Além disso, o CNPJ vai te ajudar a comprar no atacado, a conseguir empréstimo se precisar.

      Só vejo vantagem na formalização. É muito mais profissional e é possível para os micro.

      Coragem e vá atrás das informações!

      Sucesso!!!!

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir