Ganhe Dinheiro com Café da Manhã Delivery



Cozinha do Quintal


Esta semana, pensando em novas idéias de negócios para os meus leitores e leitoras, me bateu a constatação de que não temos um serviço de entrega de café da manhã!! 

Olha que idéia sensacional: você recebe em casa um café da manhã completo, quentinho, com diversas opções entre sucos, frutas, ovos, pães e bolos, tudo caseiro, feito com carinho, com ingredientes da melhor qualidade!!

Pense nas grandes cidades e nas pessoas que moram sozinhas. Quem vai preparar um lauto café da manhã para si mesmo todo dia, com alimentos diferentes, com opções bem variadas? Difícil né?

Gostou? Então vem comigo explorar um pouco mais esta idéia!! Aviso: este é um longo post, ok?




Diversos estudos de mercado apontam a tendência das pessoas terem cada vez menos tempo para preparar refeições em casa, principalmente no caso daquelas que moram sozinhas.

Um mercado com enorme potencial de consumo, ao qual muitos supermercados já estão atendendo, com frutas, verduras e legumes em porções individuais.

O perfil destas pessoas varia muito, em termos de idade, classe social, e interesses, mas existe um denominador comum entre elas: a necessidade de refeições! Se já existem milhares de negócios de comida para almoço e jantar, porquê não existe para o café da manhã???

Além disso, adicione a tendência natural que invadiu o mercado nos últimos tempos e você terá uma oportunidade única de negócio.

Juntando as duas coisas, alimentação de qualidade e atendimento diferenciado a um público específico, um serviço de café da manhã incrementado pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja trabalhar com alimentação.

Primeiro, elabore um cardápio diário com opções - você pode oferecer uma ou várias:

Café da Manhã Reforçado - para depois da academia - inclua alimentos com maior teor de fibras, como pães integrais e com grãos, frutas, açaí, granolas, vitaminas de frutas.
Café da Manhã Light - para pessoas em dieta ou com restrição alimentar. Inclua produtos sem açúcar, sem lactose e sem glúten. Ricota, queijo cottage, gelatinas diets, sucos sem açúcar. Prefira os frios leves, como peito de peru. ATENÇÃO: para este tipo de negócio é necessário a elaboração de um cardápio com consultoria de um nutricionista. Somente este profissional pode lhe dar uma orientação segura a respeito dos alimentos ideais para as pessoas com restrições. Não faça por conta própria: isso pode causar sérios problemas de saúde nas pessoas que vão consumir,  inclusive problemas na justiça, já pensou ser processado porque alguém passou mal ao comer o que você vende?? Nem pensar, certo?

Procure o Conselho Regional de Nutrição da sua cidade e informe-se. Existem muitos profissionais que prestam consultorias e orientam corretamente, o que vai lhe dar credibilidade e a confiança da sua clientela. Os Conselhos são divididos por regiões, aqui em São Paulo ele abrange também o estado do Mato Grosso.

Café da Manhã Família - para quem vive em família mas não tem tempo de preparar um café da manhã todo dia. Inclua pães maiores, bolinhos caseiros como muffins, vitaminas de frutas, geléias, frutas que as crianças adoram, como maçãs e morangos. Muito suco de laranja natural.

Café da Manhã Natural - com um cardápio que não tenha alimentos industrializados. Pães e bolos caseiros, geléias caseiras, mel, frutas. Sucos não podem faltar, vitaminas e iogurtes também são opções indispensáveis. Você pode incluir alimentos orgânicos, como geléias e chás.

Café da Manhã Temático - aqui vc pode criar um cardápio de café da manhã americano, com torradas, bacon frito, ovos mexidos, por exemplo. Ou use os produtos típicos brasileiros e os da sua região, como tapioca, cuzcuz, mingaus, etc.

Depois de pensar nos cardápios, você precisará decidir se vai preparar os alimentos ou se vai comprar para montar os seus kits.

Pães e bolos caseiros são uma delícia e podem ganhar a sua clientela. Capricho na produção, ingredientes de qualidade, capricho de novo na apresentação, higiene absoluta, o de sempre que eu falo aqui o tempo todo.



Incremente seu cardápio com coisas diferentes e que as pessoas não costumam consumir, como panquecas, waffles.



Aposte nos combos naturais de cereais e frutas!!

Pense também na cara do seu negócio, na sua identidade visual, nas suas embalagens!! Capriche no design, faça bonito!

Selecione os fornecedores para os alimentos (como frios, ovos, frutas), aqui vale a qualidade. Se possível compre para a semana, no Ceagesp ou nos mercados municipais, que costumam ter os produtos em caixas grandes com preços competitivos. Além disso, você encontra frutas mais exóticas, como kiwi, lichia, açaí, amoras, framboesas e groselhas. 

Selecione os fornecedores de embalagens: aqui atenção redobrada!! Existe norma (NBR 14865 de 2012 do INMETRO) que regulamenta a produção de copos plásticos descartáveis. Exija a certificação dos produtos descartáveis que você comprar, ou seja: COMPRE DE MARCAS CERTIFICADAS!! Garantia de procedência, segurança para você e para o seu cliente.

Os copos para transporte de bebidas quentes precisam ser térmicos e com tampas. Tem muitas opções no mercado brasileiro, pesquise bastante e veja o que melhor se encaixa na sua proposta. Os suportes devem ser firmes, lembre que o conteúdo é quente, certo?

Olha isso aí ao lado que bacana!! É alemão esse suporte de copos, para cerveja, mas nada impede que a gente invente um desses para café.

Vale a visita a uma cartonagem para ver o que é possível fazer. De repente você mesmo desenvolve um suporte especial para o seu negócio.






O uso de embalagens transadas e com a comunicação visual do seu negócio são duas formas de conquistar o seu cliente também. Perca um tempo pesquisando e pensando em como apresentar o seu combo de café da manhã da maneira mais atrativa possível.



Embalagens para ovos mexidos, se for o caso do seu cardápio, outros alimentos quentes, como mingau de aveia, etc. As bandejas de marmitex são ideais!

Acondicione pães, bolos e torradas adequadamente, para não chegarem no seu cliente quebradas ou reviradas.


Incremente seus cardápios com opções de doces caseiros, inclusive que a pessoa possa levar ao trabalho, porquê não? Pães de mel, bolos e bolinhos, tortas... As opções são muitas.

Entrega com motoboy? Oriente o seu profissional para que os alimentos cheguem em perfeitas condições. Mochilas térmicas são fundamentais! 

Os bons fundamentos para qualquer negócio de comida: qualidade de ingredientes e preparo, serviço impecável, preço justo, entrega confiável, pós-venda que valoriza o cliente.

É claro que este tipo de negócio exige um horário de trabalho diferenciado: você vai ter que começar as entregas bem cedo, mas pode limitar o término por volta de 11 horas da manhã. Vale deixar o máximo possível adiantado no dia anterior, mas muita coisa você vai ter que fazer na hora mesmo, então prepare-se e lembre do ditado: Deus ajuda quem cedo madruga!!

Então, gostou? Tenho certeza de que se você começar a rascunhar estas idéias vai encontrar uma maneira de começar, especialmente se você já trabalha com alimentos!

10 comentários:

  1. Oi, Paula!
    Aconselhamentos maravilhosos! Quando não tenho tempo de tomar o café da manhã em casa e sei que o dia vai ser puxado, sempre peço um café da manhã mais reforçado. Aqui na cidade que moro atualmente tem pelo menos 4 empresas que servem café da manhã executivo, talvez porque temos além da parte comercial, muitos turistas que não se hospedam em hotéis.
    Tenho certeza que essa postagem irá inspirar muitas pessoas!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal isso, né Luma? Aqui no meu bairro não temos. Com a verticalização, cada vez mais gente morando no mesmo lugar em apartamentos, eu acho que é uma grande idéia de negócio.

      Boa semana pra vc tb!!

      beijooooooo

      Excluir
  2. Olá Paula,
    Tudo bem?! Parabéns pelo seu blog, muito bacana!
    Eu me chamo Hanna e também tenho um blog de culinária:
    www.casalcozinha.com.br
    Quando puder, dê uma olhadinha. Estou querendo divulgar o blog (troca de banner).
    Posso contar com sua ajuda?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanna, não faço troca de banners. Seu blogg é muito legal =)

      Sucesso!!

      beijosssss

      Excluir
  3. Ola Paula tudo bem? Achei muito legal, gostaria de saber onde encontro essas embalagens? para colocar o cafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthya, tente os atacados de embalagens para alimentos. As com alça provavelmente você não vai achar, vai precisar mandar fazer em uma cartonagem.

      Tem que pesquisar, não tem jeito =)

      beijossss

      Excluir
  4. Eu comecei a pesquisar sobre isso pq estou com a família reunida e deu vontade de comer algo bom e diferente sem ter que sair de casa, mas ainda não encontrei o serviço aqui em Manaus.
    Parabéns pelas dicas. Espero que inspire muitos empreendedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que inspire muitos empreendedores também! Sucesso para você e sua família!!

      beijosssssss

      Excluir
  5. Oi Paula, to pensando em abrir um espaço para café da manhã. Tanto para servir, como para entrega.
    Mesmo sendo embalagem térmica, o café não vai chegar frio no local? Pensei até em comprar pequenas garrafas térmicas para entregar e retirar depois. É loucura?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô! Eu acho uma idéia ótima, tanto que coloquei aqui =)

      O problema do café chegar quente é esse mesmo, a embalagem para entregar... A sua idéia das garrafas térmicas é ótima, mas fico pensando se as pessoas vão cuidar delas e devolver. Tem que estabelecer uma confiança primeiro com o cliente, não é? Senão você vai gastar uma fortuna com isso e vai ter prejuízo.

      Os copos térmicos de isopor com tampa podem ser uma boa alternativa. Desde que a sua entrega não seja longe demais nem demore tempo demais. Aqui vale testar, colocar o café quente e sair com ele e verificar de verdade o quanto de tempo ele aguenta.

      Quando você começar, vem contar pra mim, viu? Vou adorar saber como você vai indo.

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.