Vender comida na bicicleta: idéias para ganhar dinheiro!

 

Outro dia uma leitora fofa me enviou um email perguntando o que eu achava sobre vender comidas numa bicicleta.

Claro que adorei a idéia e fui atrás de mais inspiração para ela e para todos.


Embora aqui em SP os ambulantes não perambulem (o que é uma negação do próprio sentido da atividade né?) os carrinhos estão aí para atender os diversos públicos e suas fomes. Cachorro-quente, milho verde, algodão-doce, pipoca, churros, uma infinidade de coisas para todos os bolsos e gostos.

As bicicletas são uma alternativa para quem está em centros urbanos e não pode investir o valor de um imóvel (ou quase isso) em um foodtruck (os caminhões e picapes adaptados para vender comida, como os americanos e que aqui em SP também ficam parados!!).


Com um investimento menor é possível montar um pequeno negócio sobre a bike e sair por aí vendendo. Claro que você deve se informar a respeito da legislação da sua cidade, o que é permitido e o que não é, quais são as licenças que você precisa e claro, as normas de higiene que deve atender e manter.


Lá fora, em vários países, esse conceito é bem comum e popular, principalmente para vender café. Além disso, as bicicletas customizadas estão até em casamentos oferecendo as lembranças ou alguns petiscos diferentes aos convidados. O que não deixa de ser mais uma idéia, certo?


Primeiro pense nos seus produtos e depois na customização da bicicleta. Ela precisa ser do tamanho certo, reforçada e confortável. Uma cobertura, como um guarda-sol, também é um item importante para proteger você e os alimentos do sol e da chuva.



O que vender na bicicleta? Vai depender do que você sabe fazer, do quanto pode investir para adaptar ao seu produto, mas eu acredito que qualquer coisa pode ser vendida assim, desde que tomados os devidos cuidados na manipulação e conservação.


Então pense em café, sim, se o movimento maior da sua redondeza é pela manhã, se você está próximo de um centro comercial, ou de escolas e faculdades, ou hospitais. Acrescente chás diferentes, bolos, pãezinhos, sucos.


Sanduíches e tortas, pães, bolos e cupcakes, acompanhados das bebidas com certeza serão um sucesso. Pão de mel, trufas, bombons, barrinhas, chocolates e balas de todos os jeitos.


Salada no pote, salada de frutas no pote, tudo o que é possível vender em pote.


No interior, em cidades menores, ainda é possível ver as bicicletas de sorvete, com a máquina em cima para a base e vários sabores em líquido que são adicionados. Também existem as adaptadas e refrigeradas para a venda de copinhos de sorvete e picolés.


Os alimentos devem ficar acondicionados em caixas com tampa para manter a higiene e a conservação.



O importante também é aproveitar todos os espaços disponíveis para a comunicação visual, assim mesmo lá de longe as pessoas já vão saber o que está à venda. Veja esta bicicleta de um serviço de correios: o aproveitamento dos espaços para a "propaganda" foi muito bem pensado!


Veja neste esquema um jeito de adaptar a bicicleta. Apesar de estar em inglês, dá para ver as partes principais deste projeto:


Tem uma pia (sink), dentro tem um bujão de gás (gastube) para uma boca de fogão e provavelmente aquecimento da estufa (display for sandwiches & cookies), tem uma parte dobrável na frente, tipo uma mesa, que serve de apoio (folding table), e o principal, um selim confortável rsrsrs

Então, se anima? Quem sabe você encontra uma boa bicicleta usada ou mesmo uma que esteja parada aí na sua casa, largada e esquecida, e a transforma em uma fonte de renda?

Quem sabe você é um cara jeitoso com ferramentas e pode você mesmo modificar e adaptar o necessário? Existem várias empresas que também fazem esse tipo de trabalho.

Em breve eu volto com mais duas idéias de negócios "ambulantes" que vão ajudar você a ganhar o seu dinheiro com comida. Aguarde!!

7 comentários:

  1. Olá Paula!!
    Ótima sugestão, lembra muito minha infância (meados dos anos 80), quando na minha rua sempre passava vendedores de pães e doces em bicicletas. Que bom que tudo se renova! Adorei o post!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Andrea!! Aonde vão inventar tanta coisa né? rsrsrs

      O que é bom fica pra sempre, tb tenho boas lembranças disso.

      beijosssss

      Excluir
  2. Oi Paula! Adorei seu post! A idéia é super legal, mas como você disse é importante se informar sempre antes de investir no negócio! Adorei as fotos! Parabéns pela pesquisa! Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eloisa!! Pesquisar idéias é a coisa que mais gosto de fazer =)

      Quando elas são úteis de verdade, então, fico feliz!!!

      beijosssssssss

      Excluir
  3. Afinal de contas.... Qual o nome dessas bicicletas? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  4. Onde posso adaptar minha bicicleta aqui no rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, eu não sei! Tente jogar no google.

      beijosssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.