Atualize o cardápio para encantar o cliente!



Para quem trabalha com comida para vender é um desafio renovar os cardápios e oferecer novidades aos clientes. O processo de levantamento de custos, elaboração da receita e fixação do preço tomam um tempo e precisam de dedicação e planejamento, para que o prato seja mais um item de sucesso no seu serviço.


É importante variar o cardápio, acrescentando um novo prato e retirando aquele que não está gerando lucro ou o que vende muito pouco e não compensa manter. As atualizações no cardápio mostram ao seu cliente que você está sempre em busca de novidades, a fim de melhor atender. 

Como dividir o seu cardápio para gerar o máximo de lucro?

O que se mantém, então? Os pratos que são "especialidade da casa", aqueles que são o seu carro-chefe, os que fazem o seu negócio ser reconhecido. Os pratos que vendem bem devem igualmente ser mantidos.

Seu cardápio deve conter:

- Prato do Dia: ou cardápio do dia, deve conter as suas melhores opções, são os pratos que você normalmente serve em determinado dia da semana.

- Especial do Chef: aqui você pode incluir uma receita especial, com ingredientes diferenciados e um preço maior. O especial do chef pode aparecer em um determinado dia da semana ou em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. Depende de como você trabalha. Essa opção é muito boa também para dar fim a algum ingrediente que está estocado e precisa ser utilizado. Por exemplo, se você comprou um monte de bacalhau para o período da Páscoa e não usou, é hora de inventar alguma coisa. Pense que o ingrediente guardado na despensa não gera lucro, só ocupa espaço.

- Menu Executivo: um cardápio completo, composto por prato principal, acompanhamento e sobremesa. Na verdade é um combo, que pode ser esporádico no seu serviço, se for um marmitex, por exemplo. O valor do conjunto deve ser menor do que a soma dos pratos, para que o seu cliente tenha algum tipo de benefício.


Outras  maneiras de incrementar o cardápio:

- procure utilizar os ingredientes da estação, eles estarão com preço melhor, mais frescos, mais fáceis de encontrar.

- aproveite também as receitas "da moda"! Muitos pratos fazem sucesso por um determinado tempo, depois outros substituem, é assim mesmo, você pode aproveitar e lucrar com receitas que estão em alta no momento, pesquisando o que está sendo servido nos grandes restaurantes e quais são as tendências de alimentação para o momento.

Para ficar por dentro do que acontece no foodservice e nas tendências de alimentação fora do lar, acompanhe e visite as feiras do setor! Nelas você vai encontrar profissionais e marcas apresentando o que há de mais atual, vai conhecer outros processos, vai ter idéias e vai conhecer muito mais sobre o ramo.

As próximas feiras que vêm por aí são a Fispal 2015 que começa dia 9 de junho e a Equipotel, em setembro (recomendo muito, a feira é linda, cheia de novidades, estarei lá também!)

Além disso, procure as publicações especializadas em cozinha profissional, são muitas e vão ajudar você a ter a visão de mercado necessária para manter o seu negócio lucrativo e operando 100%. Não importa se o seu negócio é pequeno, pense grande, pesquise, aprimore, invista! E continue acompanhando as novidades aqui na Cozinha, sempre tem dicas interessantes para o microempreendedor do foodservice!! Chique né? rsrs

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.