Oferecer brunch aos domingos é opção para aumentar faturamento no foodservice



Oferecer brunch aos domingos é opção para aumentar faturamento no foodservice

Chega de blá blá blá e vamos voltar ao que realmente nos interessa aqui na Cozinha do Quintal: falar sobre o foodservice e dar dicas e idéias para todos os que trabalham com comida.

A palavra brunch é a junção de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço) e é bastante comum em países da Europa, tendo nascido na Inglaterra, onde ainda hoje é costume o café da manhã ser a refeição principal do dia e incluir itens como omeletes e linguiças.

Provavelmente você já viu em casamentos e em filmes americanos o tal de Brunch, super café da manhã reforçado, com muitos tipos de alimentos disponíveis.

Aqui no Brasil, ele é uma opção de recepção em casamentos e festas feitas no horário da manhã, quando as pessoas "convidam para um brunch", ou seja, um café da manhã variado e que se estende até o horário do almoço. São ideais para festas mais informais, como casamentos em sítios e chácaras ou na praia, para encerramento do ano em empresas, encontros de amigos e até despedidas de solteiro e chás de bebês.

Isso porque o brunch é uma opção mais econômica de serviço, uma vez que não necessita de preparações sofisticadas nos pratos nem de pessoal em grande quantidade para o atendimento. Além de ser muito charmoso!

Se o seu negócio de alimentos tem permissão para funcionar aos domingos, esta pode ser uma excelente opção para aumentar o faturamento e ainda agradar em cheio a clientela. Inúmeras padarias, lanchonetes e bares já trabalham com esse formato de refeição!

Oferecer brunch aos domingos é opção para aumentar faturamento no foodservice

Vamos dar algumas dicas para que você comece a pensar sobre o assunto.

No caso de você já ter um espaço para refeições em seu restaurante, pousada, lanchonete, precisará apenas algumas adaptações para o serviço. A mais importante diz respeito às mesas, onde você poderá dispor os alimentos para que as pessoas se sirvam.

O ideal é contar com 3 mesas, que podem ser dispostas em sequência, sendo uma para os pratos quentes se houver, pães e demais itens salgados; uma para bebidas e uma para as sobremesas.

Pense na circulação das pessoas, procurando manter um fluxo, colocando as louças que serão utilizadas em suas próprias mesas (pratos e talheres na mesa de pratos quentes, copos e xícaras na mesa de bebidas e mais pratos e talheres na mesa de sobremesa). Um jeito de ajudar quem se serve é dispor de bandejas para o self-service. Não esqueça os complementos: guardanapos, adoçante, açúcar.

Depois de se servirem, as pessoas se encaminham para as mesas normais para sentar e comer.

Defina bem o cardápio do seu brunch, pois é a partir dele que tudo tomará forma. Priorize as pequenas porções (ou fingerfoods), onde o desperdício é menor.

Oferecer brunch aos domingos é opção para aumentar faturamento no foodservice

Para as opções de pratos quentes, sirva pratos leves, principalmente no verão: sopas leves, massas, omeletes, crepes, tapiocas, tortas salgadas como mini-quiches, salgadinhos. Se optar por pratos frios, pense em saladas variadas e leves, com folhas verdes e legumes, separados e arrumados em travessas. Um salpicão e uma salada russa também são boas opções, bem ao gosto do consumidor brasileiro.

Pães variados, integrais, croissants, torradinhas. Junto, sirva manteigas, geléias, patês. Além disso, frios fatiados como peito de peru, presunto, mortadela, salame, queijos.

Sobremesas: doces tradicionais como musses, pudins e tortinhas, doces em calda ou compota. Na mesma mesa de sobremesas, ofereça as frutas da estação, em salada de frutas ou em copinhos com as frutas já picadas para facilitar.

Na mesa de bebida serão oferecidos café, leite, água e chás variados, além de sucos e refrigerantes. No caso de festas, é apropriado servir bebidas alcóolicas leves, como champagne, vinho branco, coolers e até mesmo licores.

Não existe um consenso para os horários de serviço de um brunch. Geralmente começam na manhã por volta de 9, 10 horas e em alguns lugares podem se estender até as 15 horas.

O planejamento do seu serviço de brunch deve levar em conta a necessidade de funcionários para o preparo dos pratos quentes na hora, como tapiocas, massas e omeletes. Caso não possa dispor de uma pessoa e de uma mesa específica para este preparo, use os pratos frios como alternativa.

Muitas empresas de alimentação trabalham com o brunch a domicílio, levando até a casa do cliente ou empresas tudo o que é necessário para um verdadeiro evento. É preciso ter uma boa estrutura e pessoal suficiente, além do veículo, para este formato de negócio.

Uma outra idéia bacana para quem trabalha com esse tipo de evento é criar uma página no facebook e convidar os participantes da festa, onde cada pessoa pode compartilhar suas fotos e impressões em tempo real e a página ficaria como uma "memória" do evento.

Além disso, você pode trabalhar com o vale-brunch de presente, por exemplo, um crédito que alguém adquire com você para oferecer a outra pessoa, para que ela possa desfrutar de um café da manhã maravilhoso.

São muitas as possibilidades para este tipo de negócio. A idéia aqui é apresentar o assunto para que você comece a pesquisar, se for o seu caso. Dependendo do formato que você trabalhar, outros serviços poderão ser necessários e você poderá inclusive trabalhar em regime de parceria com fotógrafos, artesãos que fazem lembrancinhas, músicos, enfim, toda a galera que trabalha com o segmento de festas.

Não esqueça que as tendências para o segmento da alimentação para este ano continuam fortes para alimentos saudáveis e orgânicos. Pode ser uma excelente opção oferecer um brunch só com opções vegetarianas e saudáveis, incluindo alimentos funcionais, dietéticos e para pessoas com restrições alimentares. 

A decoração do ambiente, das mesas, as louças e acessórios, tudo precisa ser pensado para que o seu brunch seja capaz de encantar o seu cliente!

Ficou interessado no assunto? No meu pinterest deixei várias idéias para você se inspirar e começar a planejar o seu serviço de brunch. Confira lá:

Painel sobre Idéias & Empreendedorismo:

Siga o painel Ideias & Empreendedorismo de Cozinha do Quintal no Pinterest.

Aproveite e siga-me no Pinterest, tem muita coisa lá que pode ser útil ao seu negócio.

Imagens de Brunch gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Brunch images kindly  provided by Shutterstock, all rights reserved.



0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.