Bolo Prestígio




Bolo Prestígio na base JO Decor na Cozinha do Quintal

Fui passar meu caderno de receitas a limpo (a cada dez anos eu faço isso rsrsr) e encontrei a receita da minha vó lá, me esperando =)

A receita original tem uma massa que rende muito, é um bolo grande, por isso (e porque não estava com coragem de bater clara em neve, etc, etc) optei por fazer um nega maluca.

O recheio, sim, esse é o destaque deste bolo e recomendo com fervor que você faça, pode usar em um bolo de côco, pode colocar abacaxi em calda bem escorrido, pode comer puro porque é divino!!

Bolo Prestígio, receita de vó, deliciosa, fácil de fazer.

Massa - Nega Maluca

2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite frio (acho melhor do que água fervendo)
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de óleo de girassol
4 ovos inteiros
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma massa homogênea. Não precisa bater na batedeira. Forma untada e enfarinhada, forno médio 180 graus, aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito após 20 minutos se for usar formas pequenas que assam mais rápido. Deixe amornar depois de assado e desenforme. Divida ao meio e aplique o recheio.

Usei duas formas pequenas (22 e 25) porque tinha pensado em um naked cake, mas não deu certo. A massa é muito macia e as bordas ficaram esfareladas. Por isso o jeito foi cobrir tudo com um brigadeiro um pouco mais incrementado.


Recheio Prestígio

Recheio Prestígio: use ingredientes de qualidade!
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 caixinha (ou garrafinha - 200ml) de leite de côco
250g de côco ralado (usei em flocos)
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho (maisena)

O côco reservado aí na foto ao lado foi o que usei para a cobertura, mais ou menos 100g. Gosto de comprar o pacotão, deixo no freezer e sempre tenho côco quando preciso. Como este é adoçado, não precisa colocar açúcar quando for utilizar.


Dissolva o amido na água, misturando bem. Numa panela coloque o leite consensado, o leite de côco, o creme de leite e o amido diluído na água.

Leve ao fogo médio, mexendo sempre até começar a ferver. Abaixe o fogo e acrescente o côco ralado de uma vez, misture bem. Mantenha até ver o fundo da panela. Ponto de beijinho.

Transfira para um recipiente e aguarde esfriar para utilizar.

Cobertura de Brigadeiro Gourmet

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de glucose
100g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Leve ao fogo médio, misturando bem. Mantenha até derreter todo o chocolate e encorpar. Mais ou menos uns 2 minutos após ferver já dá o ponto. Não é para ficar como brigadeiro de enrolar, apenas consistente, como o brigadeiro de colher. Claro que se quiser usar para enrolar também pode, só deixe apurar mais um pouco, sem parar de mexer. Derrame sobre o bolo enquanto a cobertura ainda estiver aquecida, porque depois de fria ela endurece. Se endurecer, leve ao fogo baixo ou em banho-maria até dissolver novamente. Sapeque o côco ralado imediatamente após cobrir com o brigadeiro porque se secar ele não gruda mais. Pode-se usar confeitos ou granulados, à gosto.

Calda

1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
1 cravo em pau
1 pedacinho de casca de laranja

Leve ao fogo até ferver. Utilize fria.

Montagem

Coloque um disco maior de massa sobre o prato e regue com um pouco de calda. A seguir espalhe o recheio e coloque outro disco de massa. Repita até usar toda massa. Aplique a cobertura. 



Em cima, como sobrou chocolate derretido, fiz 4 corações. No fundo amarelo dá para ver melhor =)


Essa boleira é da JO Decor e é lindíssima!! Branca, branca mesmo, com acabamento liso, ela é leve e qualquer bolo fica muito mais apresentável nela, não acham?


A borda tem esses frisos que são bem bacanas. 
E o pé é grande o suficiente para aguentar e equilibrar o peso de um bolo razoável.


Como eu montei o bolo primeiro e depois coloquei sobre a boleira, você pode ver aí na foto um disco de papelão, desses próprios para bolo. Essa é uma dica que ajuda muito na hora de transportar o bolo de um lugar para o outro, no meu caso da montagem para a boleira.

A vantagem é poder trabalhar o bolo sem sujar a boleira. Como tinha bastante cobertura e o dia esteve bem quente por aqui ontem, foi bom, pois escorreu bastante. Gostei dessa idéia e vou fazer sempre assim.


O bolo ficou uma delícia, bem úmido, bem recheado. 

A boleira da JO Decor vale o investimento: ela é sofisticada e deixa qualquer mesa um arraso. Principalmente se você vai fazer uma festa, montar uma mesa para um batizado, casamento ou aniversário, fica lindo!

A base quadrada tem 30cm e a altura é de 10cm. 

E para aguçar ainda mais a sua vontade, a JO Decor preparou uma oferta especial para os leitores da Cozinha do Quintal: 20% de desconto na compra de qualquer peça da loja virtual, bastando inserir o código cozinhadoquintal no fechamento do carrinho.

Não é demais? Corre lá e encante-se com a variedade de louças para todas as ocasiões, com destaque para as fingerfood que são uma graça. 

Condições especiais para o atacado, entrega para todo o Brasil e várias formas de pagamento para você não ficar sem as suas peças.


JO Decor
Site/LOJA: http://www.jodecor.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jodecor1
Instagram: @jodecor

Este post é um publieditorial. A Cozinha do Quintal ama, usa e recomenda JO Decor.

Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2016.


2 comentários:

  1. Olá!
    Fiz esse bolo na semana passada 2x, para meu aniversário, ficou uma delicioso!! Porém nas duas vezes ele subiu muito qdo estava no forno, ao ponto de derramar. Porque ocorre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, esse bolo realmente é espetacular =)

      Na próxima vez que fizer, coloque em uma forma maior e você não terá problemas.

      beijossssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.