Feijoadinha carioca com sugestão de embalagem Galvanotek

em 24 de março de 2017


Feijoadinha carioca com sugestão de embalagem, passo a passo e ficha técnica

Hoje eu trago uma sugestão bem gostosa para ampliar o cardápio do seu serviço de refeições! Fiz e vendi muito esse feijão, que eu chamava de feijoadinha carioca, porque feito com o feijão carioca e um monte de linguiças rsrs


Você pode variar a composição, utilizando grão de bico, por exemplo, ou outro grão da sua preferência, como outros tipos de feijões (com o branco fica maravilhoso e já postei receita aqui de Feijoada Branca, confira!) e pode variar também o tipo de carne que vai usar: acrescente bacon, outros tipos de linguiça, carnes de porco como pernil ou lombo... 

De qualquer jeito fica muito bom. Então, vamos ao passo a passo? Não se preocupe com as quantidades agora, lá no fim do post tem tudo certinho.

Como eu não gosto de deixar o feijão de molho de um dia para o outro ou por longas horas, eu faço assim: escolho o feijão, lavo em bastante água corrente e depois jogo um panelão de água fervendo em cima dele. Uso uma bacia grande, porque o feijão já começa a crescer. 

Enquanto isso, preparo as outras coisas: fui retirando as "pelinhas" das linguiças e dos paios, cortando, deixando no jeito, separo os temperos que vou usar, as panelas, separo a água necessária para a receita, etc, etc. Veja lá em cima na primeira foto, como o feijão já está enrugadinho. Esse processo desinfeta o grão, pois coloco a água fervendo mesmo, e acelera o cozimento sem precisar deixar o feijão de molho por horas.

Escorri a água quente em que o feijão estava,  coloquei o feijão na panela de pressão (que tem 6 litros de capacidade e tem que ser uma panela grande, tá?), coloquei água nova e quente até cobrir tudo  e já deixei no fogo alto para começar a ferver, ainda sem tampar.

A seguir, comecei a fritar as linguiças em uma frigideira grande. Fogo alto, não precisa de óleo, elas fritam na própria gordura que vai soltando. Aliás, o objetivo de fritar tudo antes de colocar no feijão é esse: soltar toda a gordura possível, pois ela não vai para o feijão! Isso deixa a sua comida muito mais leve! Depois de fritar tudo, eu coloco a gordura em um pote de cerâmica, deixo esfriar e depois descarto.

Linguiça Portuguesa é uma delícia, mas tem uma gordura!

Aqui tenho um pulo do gato: além de descartar a gordura depois que eu acabo, enquanto estou fritando vou deixando as linguiças em uma peneira de aço, sobre uma travessa. Vai escorrer ainda mais gordura, que também será descartada depois. 

Linguiças e paios fritos e escorrendo na peneira de metal

Tudo frito e separado? Descartei a gordura e acrescentei duas colheradas generosas de alho batido na mesma frigideira.

Eu já deixo um montão de alho batido com óleo de girassol no freezer.


Deixei o alho dourar rapidamente e acrescentei duas conchas da água do cozimento do feijão (lembra que a panela ainda estava aberta?)

Alho dourado e caldo quente: "limpando" a frigideira e capturando os sabores

Deixe apurar um pouquinho, mexendo bem com uma espátula ou colher de madeira, para raspar todo esse alhinho... A seguir, vai tudo para a panela: as linguiças fritinhas e o caldo que limpou a frigideira com todo o alho bem douradinho.

Muitas linguicinhas fritas e paios douradinhos na minha feijoada carioca =)

O caldo cheio de sabor...
 Bem misturado, antes de fechar a panela. Olha isso.........

Misturei bem e fechei a panela de pressão. A seguir, contei 25 minutos depois que pegou pressão. Depois que terminou o tempo de cozimento, acrescentei cebolinha picada, que eu já tinha pronta para uso no freezer também. Acho que o segredo de uma boa comida é muito o tempero, né? E se a gente já deixar adiantado, facilita muito a vida na hora do preparo. Ah, as cebolinhas são da horta aqui de casa...

Alho batido e cebolinha, tudo pronto no freezer: na hora de cozinhar, tá tudo pronto!

Depois, a próxima etapa foi colocar nos potes e pesar. Este pote tem capacidade para 500g.

Feijão fresquinho, no pote, olha que maravilha para o seu cliente!!

Depois que cozinha e esfria um pouco, o feijão engrossa e fica cremooooooso!!
Rende muito! Com um quilo de feijão eu fiz 10 potes de 500g. Duvida? Acompanhe que eu vou te mostrar.


Rendeu 10 potes de 500g cada um. Se você só contou 8 na foto, tá certo, porque minha mãe passou aqui e levou 2 embora antes que eu pudesse fotografar todos juntos rsrs

Outros detalhes desta receita:

- o sal: acerte no final do cozimento, porque dependendo da marca da linguiça ela pode ser bem salgada e talvez você nem precise adicionar sal.
- use os temperos da sua preferência, claro! Eu gosto de colocar um montão de salsinha, mas desta vez não tinha e foi cebolinha mesmo e ficou di-vi-no. Gosto de orégano no feijão, gosto de louro.
- capriche no preparo, sem pressa, com carinho, frite todas as rodelinhas de linguiça...

Vamos aos ingredientes?

1 quilo de feijão carioca
4 linguiças portuguesas cortadas em fatias
2 gomos de paio cortado em fatias e depois cada fatia ao meio
2 colheres de sopa bem cheias de alho batido
1 xícara de cebolinha picada
1 colher de sopa de orégano seco (mais ou menos)
sal

Feijoadinha carioca com sugestão de embalagem Galvanotek


Eu usei muito esses potinhos da Galvanotek quando eu fazia comida para vender, já mostrei aqui no blog com carne assada, com arroz e claro, com esse mesmo feijão, você não viu?  Então confere:




Claro que com esse monte de linguiça ele não é um feijão light, nem é para ser consumido todo dia, até porque enjoa. Mas para variar o dia a dia, eu gosto muito.

O pote é da Linha Freezer e Microondas e vêm em duas versões: G 308 (menor) e G 309 (o que estou usando aqui.)

Eles vão do freezer ao microondas com tranquilidade!Eu amo os meus potinhos!! Você pode colocar qualquer tipo de alimento neles, inclusive massas e  sopas.

Eu não consegui postar o vídeo que eu fiz com o celular com o feijão pronto e infelizmente a minha câmera está sem funcionar, por isso este post ficou um pouco incompleto, mas eu queria mostrar para você que é possível valorizar a comida: mesmo um feijão pode ser incrementado e se ele estiver "bem apresentado" em uma embalagem bonita, funcional e profissional, com certeza você vai ganhar muitos pontos com o seu cliente.
Linha de Potes para Freezer e Microondas Galvanotek G 308 e G 309


A Galvanotek disponibiliza um app para o celular, onde é possível encontrar o revendedor mais próximo de você! Além disso você pode acessar o catálogo e escolher a embalagem mais adequada para o seu produto. Faz bastante e precisa de uma embalagem personalizada? No app você também poderá fazer essa solicitação, fornecendo os dados técnicos. A empresa vai providenciar o seu projeto.

Para fazer o download do app que é gratuito, basta acessar a sua loja e digitar Galvanotek na busca, é fácil, prático e rápido.

Site: http://www.galvanotek.com.br

Instagram: @galvanotek


Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:

Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil
Ouça os nossos Podcasts



Este post é um publieditorial de interesse do microempreendedor de alimentação.
A Cozinha do Quintal usa e recomenda as embalagens Galvanotek.


Cozinha do Quintal por Paula Mello, há mais de 7 anos com a barriga na pia e no fogão =) Todos os direitos reservados. 2009-2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir