Blogagem Coletiva 52 Semanas de Gratidão: Avó e Tricô



Minha avó Angelina... que saudades dela. Esta semana, como terminei um projeto de tricô, pensei muito, mas muito mesmo nela, que me ensinou um monte de coisas, não só a fazer tricô e a cozinhar.


Aprendi com ela que presentes feitos à mão podem ser muito simples, caseiros mesmo: o importante é colocar amor neles. Por isso eu resolvi retomar o tricô (para presentear e para a família), que andava esquecido há anos, aliás eu nem lembrava que sabia fazer! Eu fiquei pensando se fazia um post só com o tricô e um só com ela, mas a verdade é que as duas coisas são inseparáveis.

Não tenho muitas fotos, fui procurar as fotos do meu casamento, na certeza de que teria várias com ela e puf... não tenho!! Como ela não parava quieta, não saiu em quase nenhuma rsrs

Tenho esta, olha eu e minha mãe... e lá no fundo, entre nós duas, minha avó Angelina. Esta foto é muito especial para mim, pois tem as duas mulheres mais importantes da minha vida.

Eu e minha mãe, com a minha avó materna lá no fundo. É, casamento de italiano tem comida, bela!! Comida!!!

Depois de revirar as fotos, achei uma em que ela estava ao lado de outra pessoa, por isso tive que dar um jeito, mas olha a carinha dela... Sempre arrumada, batonzinho, cabelo impecável... pena que a foto não é boa o suficiente para mostrar como ela estava uma graça no dia do meu casório. E não foi só pro casamento, ela andava sempre assim, mesmo para ficar em casa ela estava sempre "em ordem" como ela mesma dizia.

Minha Nonna Angelina =) Linda, né?

Minha avó foi pro lado de lá quando eu estava grávida de cinco meses da minha filha Fernanda. Fazem 18 anos! O tempo passa muito depressa... Acredita que fazem 23 anos que eu casei???? Junta aí mais 9 de namoro!! Putz rsrsr

Sou muito grata a ela! Com saudades e com alegria, porque ela foi uma mulher incrível (e ainda é).

Agora vamos falar de tricô!!


Um presente cheio de carinho para uma pessoa especial!!

A lã é linda, e olha que eu nem sou do rosa! Amei o tom, a cintilância, a maciez.



Colocando a fanja. Deveria ter feito dupla talvez, ficou levinha.
Acabamento em crochê para segurar a franja.
Este ponto ajurado eu aprendi com ela, o acabamento e a colocar a franja também.

Eu amo esse ponto ajurado! Ele é lindo e fácil de fazer. O efeito é bárbaro!!

Aprendi a blocar o meu trabalho, umedecendo bem de leve e prendendo com alfinetes, isso tira o amassado que o manuseio constante causa, os pontos ficam todos direitinhos e as bordas também, tudo entra no eixo. 

Uma flor de tricö, se a minha amiga quiser usar para prender a echarpe.

A flor de tricô não foi minha avó que me ensinou, mas ela usava muito flores de tecido nas roupas. Na juventude ela fazia as flores que eram colocadas nos chapéus das mulheres na época. Fazia as flores de organdi, com plissadores e frisadores de tecido, nossa, como era lindo... pena que não tenho nenhuma das flores dela...

O suficiente para envolver os ombros e aquecer =)
Uma linda echarpe de tricô em ponto ajurado, que vai aquecer a minha amiga que trabalha de madrugada no computador =)



Usei esta lã, que eu adorei, muito macia, excelente rendimento, não desfia, não faz bolinha, só tenho elogios =) A marca pode me contratar pra fazer propaganda rsrs, porque vão sair muitos trabalhos em tricô daqui para frente! Em outras cores para mim, porque rosa é a cor preferida de quem vai ganhar a echarpe.


Lã Cisne Todo Dia Vitória Quintal (me ganhou no nome rsrs)

 Echarpe Angelina


Material: Lã - comprei 3 novelos, dá para fazer a echarpe com 2 e sobra (eu fiz outras peças com a lã e ainda sobrou!!)
Agulha para tricô 5,5
Agulha para crochê para colocar a franja 

Execução:
Montar 60 pontos na agulha.
Fazer 5 pontos de borda (eu fiz em ponto arroz, mas você pode fazer no ponto que quiser) nos dois lados do trabalho = 10 pontos de borda.

Repita o ponto durante 5 carreiras, isso fará uma "moldura" à volta toda da echarpe. Claro que se quiser algo menor, como um cachecol, mais estreito, é só colocar menos pontos na agulha. Mantenha sempre os pontos de borda, valoriza o ponto central e mantém tudo reto, na posição. Se for para um cachecol, adapte uma borda a seu gosto.

O ponto ajurado é feito sobre 10 pontos, por isso olhando a foto você vê que eu repeti 5 vezes (= 50 pontos). Ele é feito em 7 carreiras, sendo que as carreiras do avesso são sempre em tricô.


Ponto Ajurado (Múltiplo de 10)

Primeira carreira: * 1 laçada, 3 meias, 1 mate duplo, 3 meias, 1 laçada, 1 meia *

Segunda carreira e todas as pares (avesso): em tricô

Terceira carreira: * 1 meia, 1 laçada, 2 meias, 1 mate duplo, 2 meias, 1 laçada, 2 meias *

Quinta carreira: * 2 meias, 1 laçada, 1 meia, 1 mate duplo, 1 meia, 1 laçada, 3 meias *

Sétima carreira: * 3 meias, 1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 4 meias *

Repita as carreiras tantas vezes quantas forem necessárias, até chegar ao tamanho que você quer. Se for fazer um xale, dobre o número de pontos (110 pontos - mantendo os 10 pontos de borda) que vai ficar maravilhoso! O tamanho final da minha echarpe (sem contar a franja): 34 cm de largura e 115 cm de comprimento.

Aproveite as carreiras do avesso para contar se o padrão do ponto se mantém em 10. Ajuda, viu? Porque às vezes a gente se distrai e ops... escapa. Use marcadores de ponto para separar o início e o fim de cada repetição, fica mais fácil. Eu uso uma argolinha com lã de cor diferente.

Acabamento: uma carreira de ponto baixo nas bordas do trabalho vai dar a firmeza necessária para colocar a franja e manter tudo reto e no lugar =)

É isso! Espero que tenham gostado! Não ficou uma perfeição, mas foi feito com muito amor!
AH não, não vou dizer quem vai ganhar. É surpresa =) Depois, se ela quiser ela mostra ué rsrsr

Como eu me atrasei prá burro nos posts, hoje não tem arquivo do planejador.
Semana que vem eu ponho em dia, ok?

Este post participa da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão, proposta pela Elaine Gaspareto. Vem participar com a gente? É só clicar no selinho para saber tudo o que está rolando.


http://www.elainegaspareto.com/2017/01/venha-participar-da-blogagem-coletiva.html

Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:

Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil

Ouça os nossos Podcasts





3 comentários:

  1. Que echarpe linda! vou tentar fazer uma pra mim. Sempre faço as minhas, mas com pontos mais simples. Essa ficou mesmo maravilhosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria, parece complicado mas não é, só precisa de um pouquinho de atenção que dá certo. Faça sim, você merece.

      beijosssssssss

      Excluir
  2. Boa noite, querida Paula!
    Amo fazer tricô e sempre tenho um trabalho por perto...
    No verão, com linhas...
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.