Salada de Batata

em 2 de outubro de 2020

 

Salada de Batata Cozinha do Quintal

Olá amigos, ainda estamos em tempos de pandemia infelizmente! Espero que estejam bem, com saúde, trabalhando na medida do possível e tocando em frente, porque não podemos fazer outra coisa...


Estes dias tenho cuidado da minha mãe, que novamente ficou doente, com úlceras nas pernas, como em 2016, embora desta vez um pouco menos grave, o quadro exige muitos cuidados e como ela não está cozinhando, tenho levado comida e pensei que talvez fosse interessante compartilhar com vocês as coisas que tenho feito.


São receitas que faço sempre, sem luxo, sem ingredientes difíceis ou caros, que podem dar uma variada no seu cardápio, inclusive para vender.


As dicas de hoje são para uma salada de batatas deliciosa, que vai muito bem em dias quentes. 


As quantidades não são certinhas, costumo usar duas batatas gigantes, bem grandes mesmo para cada pessoa, ou 4 batatas médias por pessoa. Além disso, umas 4 cebolas picadas bem miudinho, um maço de salsinha e outro de cebolinha, temperos secos, muito azeite e só. Vamos ao passo a passo? 


Salada de Batata Cozinha do Quintal

A primeira coisa é picar bem as cebolas para preparar o tempero. Adicionei um maço pequeno de cebolinha picado.


Salada de Batata Cozinha do Quintal

Acima você vê meus temperos secos, use o que gostar. Aí tem orégano, manjericão, um pouco de chimichurri comprado pronto (aqueles temperos secos de saquinho que vendem no mercado), alecrim um pouco de pimenta rosa e preta moídas na hora, e um pouquinho de alho desidratado. Claro que você pode acrescentar alho fresco, picadinho, a seu gosto.


Salada de Batata Cozinha do Quintal

Azeitonas eu costumo manter assim, em óleo. Elas duram muito e o óleo fica com um sabor maravilhoso, a gente economiza um pouco no azeite, que está tão caro! Normalmente eu compro as azeitonas, tiro o sal deixando de molho em água dentro da geladeira (trocando umas tantas vezes) e depois pico bem. Desta vez, como não tive tempo, elas foram inteiras para dentro do pote. Use óleo de girassol, fica melhor do que o de soja. Uso esse óleo para refogar e para temperar tudo. 


Salada de Batata Cozinha do Quintal

O resultado do temperinho pronto é esse aí em cima. As cebolas bem picadas ficam imersas no azeite e no óleo temperado, os temperos secos aos poucos vão hidratando e espalhando o sabor.


Salada de Batata Cozinha do Quintal

O próximo passo é colocar as batatas cozidas quentes. Esse é o segredo: coloque na tigela e tampe. Sem mexer!! Deixe o calor das batatas cozinhar levemente a cebola, que vai ficar crocante ainda, mas macia e suave. Uns 5 minutos são suficientes. Depois desse tempo, misture delicadamente e acerte o sal.


Você pode incrementar esta salada com muitas coisas. Cenoura ralada, ovos cozidos e picados, atum, frango desfiado (sobras sempre bem vindas! Nada de desperdício), milho, ervilha, tomates picados (o tomate reduz a durabilidade porque estraga mais rápido então consuma logo), enfim, o que quiser e tiver sobrando. 


Salada de Batata Cozinha do Quintal

Na hora de misturar adicione a salsinha. Mantenha na geladeira, dura bastante, eu diria até uma semana embora aqui em casa não chegue a isso rsrs 

Essa salada de batatas é ótima para acompanhar um churrasco, ou qualquer refeição normal do dia a dia e até mesmo pra comer sozinha, vendo aquela série ou filme que você adora. Claro que também é ótima para vender, porque é barata e rende.


Espero que tenham gostado! No próximo post vou trazer mais uma opção de salada gostosa e baratinha! Enquanto isso, fiquem bem, cuidem-se, usem máscara, álcool de monte e vamos ter fé, que em breve isso tudo há de passar. 


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir