Panquecas de Domingo da Fernanda

em 15 de novembro de 2020

 

Panquecas de Domingo da Fernanda na Cozinha do Quintal


Quer coisa melhor do que panquecas do tipo americana, fofinhas, douradas por fora, cremosinhas por dentro... essas panquequinhas que a minha filha Fernanda faz vez por outra aos domingos são sensacionais! 


A receita é pequena, rende pouco, não é para um batalhão. Claro que se você precisar de muitas, faça 2 ou 3 receitas. Muito fácil e rápida de fazer, só precisa de uma vasilha para misturar os ingredientes e uma frigideira para fritar as panquecas.


Faça, que você não vai se arrepender.


Panquecas Fofinhas para o Domingo (ou para quando der vontade)


1 ovo

3/4 de xícara de água 

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de óleo

1 colher de chá de baunilha (ou a gosto)

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó (aquele para bolo)

1 pitada de sal


Bata bem o ovo em uma tigela, até espumar. Acrescente a água, o açúcar, o óleo. a baunilha. Misture bem. Acrescente a farinha aos poucos, misturando e raspando as laterais da tigela, para obter uma massa lisa e uniforme. Por último, acrescente o fermento e o sal e misture bem.


Aqueça uma frigideira pequena ou média e coloque um fiozinho de óleo da sua preferência ou margarina ou manteiga, bem pouco mesmo e se for uma frigideira anti-aderente, é só aquele pinguinho mesmo.


Coloque a massa na frigideira aquecida, com uma colher, lembrando que essa é uma panqueca que deve ficar fofinha, ou seja, não é para espalhar a massa por toda a frigideira, mas sim concentrar no meio, algo do tamanho de um hambúrguer mais ou menos, ok? 


Deixe em fogo médio, até dourar e vire, deixe dourar do outro lado. Passe para um prato e faça aquela pilha de panquecas bem bacana, regue com mel (que foi o caso aqui) ou acrescente o que desejar (sorvete, geléia, manteiga, chantilly, frutas, etc ou tudo isso junto se quiser) ou coma pura mesmo porque são deliciosas de qualquer jeito!


Rendimento: 10 a 12 unidades do tamanho de um hambúrguer (uns 8 cm de diâmetro)


Claro que você não precisa fazer aos domingos. É só uma sugestão e é assim que fazemos aqui. Com uma boa caneca de café fresco, ou um belo suco de laranja feito na hora,  é muito bom. 


Olha como elas ficam assim que saem da frigideira:


Panquecas de Domingo da Fernanda na Cozinha do Quintal


Não sei se dá para substituir ingredientes. Então, faça os seus testes por aí e depois me conta. Tipo substituir óleo normal por óleo de côco, ou a farinha de trigo normal por integral, enfim, receita legal é aquela que te permite criar e variar.


Cozinha do Quintal por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020 Ano I da Pandemia do Coronavírus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir