Penne à minha moda

em 4 de fevereiro de 2021

Penne à Minha Moda na Cozinha do Quintal

Um calorão aqui em sampa de rachar, a gente só quer comidas leves (releve o bacon rsrs) Hoje eu trago um dos meus jeitos favoritos de fazer macarrão, leve, fresco, uma delícia!


Penne à minha moda

Serve de 8 a 10 pessoas


Ingredientes


2 pacotes de macarrão penne (pena) - 1 kg de massa (à sua escolha)

2 caixinhas de creme de leite light

1 cebola ralada ou bem picadinha

3 dentes de alho amassados ou a gosto

1 litro de leite desnatado

4 colheres de sopa de farinha de trigo

1 sachê ou 1 lata de milho verde em conserva

300g de bacon em cubinhos pequenos

1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadas ou mais se tiver

manjericão fresco (ou seco) a gosto

uma pitada generosa de noz moscada

pimenta do reino moída na hora a gosto

sal a gosto

1 ovo cozido por pessoa (opcional)

parmesão ralado à vontade

azeite


Modo de Fazer


Cozinhe o macarrão em uma panela bem grande com bastante água (coloque a massa apenas depois que levantar fervura) e um pouco de sal. 


Enquanto a massa cozinha, prepare o molho. Em uma frigideira grande frite o bacon até que solte toda a gordura. Escorra em papel toalha e reserve. Retire a gordura da frigideira com papel toalha, refogue o alho com um fio de azeite e em seguida acrescente a cebola e deixe murchar.


Em seguida, reserve uma xícara do leite e coloque o restante na frigideira, tempere a gosto (ervas secas como manjericão e alecrim, orégano, noz moscada, etc) e pimenta do reino moída na hora. Misture bem e acrescente sal. Mantenha em fogo baixo.


Na xícara de leite que reservou acrescente a farinha de trigo e misture bem até dissolver. Coloque essa mistura na frigideira e misture bem, mexa sem parar até levantar fervura, deve engrossar bastante. 


Aqui neste ponto você pode acrescentar o milho ou outras coisas que gostar e tiver - ervilhas, azeitonas, palmito, atum, até beringela assada em cubinhos nesse molho fica um arraso, abobrinha, cenoura ralada ou em cubinhos pequenos, frios como presunto ou peito de peru picadinhos, linguiças, sardinha, enfim, nesse macarrão tudo fica bom!! Invente o seu jeito. 


Continue mexendo delicadamente e após colocar seus ingredientes favoritos, é hora de colocar o creme de leite. Mantenha o fogo baixo, misture bem, prove o tempero e acerte se necessário. O molho deve estar cremoso, sem ser pesado. Desligue o fogo e verifique o macarrão.


Escorra o macarrão e coloque em uma travessa bem grande. Jogue o molho por cima, misture delicadamente incorporando o molho em toda a massa e sirva, colocando o bacon reservado e o ovo cozido por cima, se optar por eles. Muito azeite e muito parmesão ralado na hora completam essa delícia. 


Fica melhor no dia seguinte, se sobrar. Aqui somos em 6 pessoas no momento, deu repetecos e ainda sobrou um pouco. Ajuste as quantidades de acordo com o número de pessoas que tiver aí e lembre-se que nesta receita (que é mais um jeito de fazer do que receita) não tem certo nem errado, tem o que a gente gosta e é isso o importante, não as quantidades nem os ingredientes diferentes. 


Macarrão é comida feliz.


Cozinha do Quintal por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir