Guia do Cardápio Perfeito para Cafeterias

em 10 de fevereiro de 2021

Cozinha do Quintal Guia do Cardápio Perfeito para Cafeterias


Você já sabe que meu sonho é ter um café, não é? Com uma livraria e quem sabe uma lojinha de plantas e traquitanas (se a lei permitisse...) Já vejo meu pequeno negócio em uma casa bonita, com uma varanda agradável, para as pessoas sentarem e tomarem seus cafezinhos comendo meus quitutes enquanto lêem um livro e escutam uma playlist de arrasar! Algo assim:


Guia do Cardápio Perfeito para Cafeterias

Meu café já existe no sonho, tem nome, logotipo, cores definidas, decoração, máquinas, mesas... mas enquanto ele não vira realidade, vou juntando minhas idéias e compartilho aqui no blog com vocês, além de uma pasta super recheada de inspirações lá no Pinterest.


Os posts anteriores da Série Como Abrir uma Cafeteria estão recheadíssimos de inspirações, dicas e informações que já levantei. Acompanhe:


- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 1

Localização e um pouco sobre as máquinas necessárias


- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 2 

Logotipos, fontes e cores para os nossos negócios


- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 3

Cores, cores e mais cores para os nossos negócios


Não deixe de conferir também a série de posts da categoria Inspirações para uma Loja de Comidas. Tem muita, muita coisa lá! 


Inspirações para uma Loja de Comidas 


Todos os textos deste post que estão em azul são LINKS que levam a outras páginas.


Hoje eu quero pensar com você em como podemos elaborar um cardápio que seja atraente para o seu cliente e que possa ser realizado no sistema delivery, para que o seu negócio tenha mais uma opção (talvez a única no momento) diante das dificuldades atuais (ainda estamos na pandemia, sem vacinas, com classificação oscilando entre vermelha e laranja - estabelecimentos podem abrir, depois não podem, só no horário determinado, enfim, uma lambança).


Então, a primeira coisa que a gente precisa pensar é na localização e no estilo do seu negócio. Esses fatores vão determinar o tipo de cardápio possível, vão influenciar a questão dos custos e em consequência, dos preços ao consumidor. 


Para um café que nos dias normais (saudades) é bem movimentado, provavelmente o empreendedor trabalha um cardápio reduzido e rápido de ser realizado, para que o tempo de serviço seja menor.


Para um café com um fluxo menor de pessoas, é possível vender itens mais complexos ou mais demorados no preparo.


São decisões que o empreendedor precisa ter em mente quando for elaborar o cardápio da sua cafeteria no sistema delivery.


Cozinha do Quintal Guia do Cardápio Perfeito para Cafeterias


Embalagens para cardápio delivery de uma cafeteria 



Além do café de vários tipos e de outras bebidas como sucos, chás, refrigerantes e até drinks, é muito comum encontrarmos uma variedade de salgados e doces para acompanhar o café.


Com relação às bebidas, o sistema delivery vai exigir embalagens apropriadas para as quentes principalmente, como copos de isopor com tampas. O isopor também pode ser utilizado para as bebidas frias, como chás e sucos, e no caso das bebidas industrializadas, como chás e sucos prontos, você entrega a própria embalagem do produto.


O mercado de embalagem oferece inúmeras outras opções além do isopor, das mais caras às mais baratas, como copos de bambu, que são ecológicos, copos de papel encerado, copos térmicos plásticos ou de papel, vale uma visita a um atacadista para conhecer e definir qual a melhor para o seu caso. 


Anote preços e volumes, analise bem qual o maior custo-benefício que você poderá ter com a menor quantidade de embalagens, por exemplo, se o seu café tem 150 ml e o seu suco tem 200 ml, compre o copo maior para os dois produtos, assim poderá adquirir uma quantidade maior e o preço será menor. 


Não esqueça de testar os copos antes de adquirir uma grande quantidade, principalmente a tampa, que deve fechar muito bem para não vazar no transporte e nem em cima do seu cliente! Quantas vezes já comprei café e tomei banho porque a tampa do copo simplesmente abriu… isso pode levar o cliente a nunca mais pedir o seu café, além dele se queimar e ainda por cima você corre o risco de ser processado por danos à saúde de alguém!


Da mesma forma as embalagens para os seus alimentos deverão ser as melhores possíveis, sempre tendo em mente que embalagem ching-ling é um problema. Procure fornecedores que sejam certificados para alimentos, existe toda uma legislação que empresas sérias precisam seguir e isso é para garantir a qualidade do seu produto e claro, a saúde do seu cliente. 


Pesquise bastante, pensando na experiência do seu cliente ao receber o alimento. Ninguém gosta de coxinhas amassadas, empadinhas destruídas, bolos arrebentados… Provavelmente você vai precisar de uma variedade maior de embalagens para acomodar os diversos tipos de alimentos, mas vale quebrar a cabeça um pouco para tentar usar o mínimo de modelos de embalagens possível. 


Além das embalagens que vão conter a sua comida e a sua bebida, você vai precisar de embalagens para o transporte, como suportes para copos, sacolas, etc. Tipo esta, para cerveja no caso, mas que também pode levar café ou outras bebidas:



Imagem reprodução Pinterest


Algumas cartonagens (empresas que fabricam itens de papelão) já possuem modelos de suportes, claro que você pode criar o seu personalizado, assim como copos e demais itens também personalizados.  O empreendedor deve avaliar com cuidado, pois personalizar tudo no negócio tem um custo significativo.


(Imagem ilustrativa retirada daqui)



Agora que já pensamos um pouco nas embalagens, vamos pensar na comida. 


Os itens mais comuns que um café serve (e que também podem ser entregues) são:


Salgados - coxinhas, empadinhas, esfirras, tortas, pastéis, pão de queijo, lanches

No caso de tortas, tenha pelo menos 2 sabores à disposição. Uma opção vegana ou vegetariana pode agradar, se esse for o perfil do seu cliente. Frango com catupiry, frios, palmito, legumes, queijo, etc.


Doces - Bolos

São sempre bem vindos e vendem muito. Tenha pelo menos 3 sabores, sendo um de chocolate. Uma boa idéia é ter o "bolo do dia", que pode ser diferentão, como bolo de mandioca. Bolos simples e sem recheios e cremes são ideais para acompanhar um bom café. Aposte nos tradicionais sabores de baunilha, côco, fubá e porquê não um bolo de café? Além do chocolate, claro. Você pode vender seus bolos em porções individuais fatiados ou assados em forminhas menores, tudo depende dos custos e do tempo disponível para os preparos.

Brownie, pão de mel, cookies, pudins, waffles - Se a sua clientela é exigente e disposta a pagar mais, tenha itens mais elaborados.


Lanches -  Se você tem uma chapa no seu estabelecimento, aproveite e entregue paninis, aquele lanchinho italiano de queijo, ou misto-quente, ou mesmo um belíssimo sandubão de pernil. Novamente, aqui tudo depende de custo e tempo disponível.



Outros itens que podem fazer parte do cardápio da sua cafeteria




Analisando bem as características do seu negócio e do seu público, pode ser que você tenha condições de oferecer mais itens e preparos mais sofisticados e com margem de lucro maior. Por exemplo, crepes ou panquecas, saladas, sopas no inverno, saladas de frutas, um bom e gostoso macarrão! 



Cozinha do Quintal - Guia do Cardápio Perfeito para Cafeterias


Criando experiências para o cliente e fazendo história


Um negócio de alimentação é uma coisa que vem da alma, eu acredito nisso! Se não tiver um tantão de você nesse negócio, então será apenas mais um nesse mar de gente vendendo comida, é o que eu sempre digo.


Como criar, então, uma experiência única e encantadora que deixe o seu cliente sempre querendo mais? Com criatividade e com as suas próprias raízes! Aquela receita que só você sabe fazer, o bolo maravilhoso que a sua avó fazia quando você era criança ou algo assim, tão especial e único que você será lembrado com amor pelo seu cliente!


O meu café vai ter bolinhos de chuva, gordinhos e sequinhos, rolados no açúcar e na canela... me diz, em quantos cafés você encontra uma porção generosa de bolinhos de chuva para acompanhar o melhor café?? Eu nunca vi. 


Bolinho de Chuva - Cozinha do Quintal

Minha receita desses bolinhos maravilhosos está no blog da minha comadre Elaine Gaspareto. 



Não precisa de malabarismo, a simplicidade de um prato não faz dele uma coisa comum, desde que esse prato seja uma especialidade, algo único que você oferece e que tenha um sentido, uma conexão com você mesmo, com a sua história, com a sua família. 


LINKS das receitas indicadas neste post:

Bolinhos de Chuva receita de vó (da minha, claro)


Pão Doce com Creme


Bolo Fit de Maçã, Ameixa e Canela - delicioso, facílimo de fazer


Torta de Maçã


Bolo de Cenoura


Cupcakes


Cookies


Bolo de Fubá


5 receitas - foi para o dia das mães, mas tem cada coisa boa! Torta musse de limão e de maracujá, bolo de laranja e brigadeiro e uma torta salgada de arrasar


Bolos Caseiros  - bolo de pão de mel, de cenoura e de banana caramelada que arranca suspiros!


Panquecas espetaculares


Coxinha (profissional)


Torta de Palmito


Salgadinho Assado


Salgadinho de Leite Ninho


Pastel - igual ao pastel de feira, uma delícia!


Empadinhas


Bolinha de Queijo


É isso por enquanto rsrs tem mais receitas espalhadas pelo blog, é só vasculhar.


Espero que tenham gostado, eu sei que é bastante informação e o post ficou longo, mas eu gosto de fazer assim, juntar tudo num lugar só facilita a nossa vida!


Agora me fala aí nos comentários, como é a sua cafeteria? A real ou a dos sonhos... e o que mais você quiser saber!


Até breve!


Créditos 

Imagem de abertura (cafés) Nathan Dumlaoon Unsplash

Imagem de separação do post (mesa) Photo by Kris Atomicon Unsplash

Imagem das amigas na mesa com cafés Photo by Roman Krafton Unsplash


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Desde 2009 valorizando o empreendedor de alimentação. Todos os direitos reservados, 2009-2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no [email protected]
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir