Série Rotisserie 2: Bacalhau ao Forno



Para quem não curte peru e aqueles outros tipos de carnes natalinas, o bacalhau é uma excelente opção!!

Quando eu fazia para vender, vendia muito rsrs 

Olha a montagem antes de ir ao forno:



Esta assadeira é descartável e enorme, perfeita para acomodar 1kg de bacalhau em postas, mais todos os legumes, inclusive as batatas.  

Bandeja D100 da Wyda - suporta até 10kg de alimentos

Na bandeja um fio de óleo. A seguir, uma camada de batatas cozidas em água e sal em rodelas na espessura de um dedo, mais ou menos. Em cima das batatas, monte os filés de bacalhau, dessalgado e levemente cozido (em leite ou água). Ao redor, os legumes para complementar essa maravilha: eu usei tomates, cebolas em pétalas, pimentão amarelo e vermelho, algumas cabeças de alho inteiras E COM casca (ficam deliciosas depois de assadas, acredite!) e mais muito alecrim, azeitonas pretas, galhos de salsa e cebolinhas. Salpique bastante orégano nos legumes.


Veja a distribuição dos acompanhamentos do bacalhau. Nesta foto ele já está assado.

Fica lindo e aromático. Regue com 1 litro de azeite extra-virgem de boa qualidade e cubra com papel alumínio. Forno médio, pré-aquecido, por mais ou menos 20 minutos. Depois retire o papel alumínio e aumente o forno, deixando até dourar levemente o bacalhau. 

Guarde o papel alumínio usado para fechar novamente a embalagem para a entrega. Por cima do papel alumínio eu coloquei filme plástico e fechei bem. Depois, embalei em papel kraft para a entrega.

Esta porção serve 10 pessoas. 

Este Bacalhau ao Forno é muito fácil de fazer, mesmo que você seja iniciante na cozinha. O cuidado maior tem que ser na compra do peixe e no processo de retirada do sal. Eu costumava comprar o filé de bacalhau já sem pele e sem espinhas, por que embora um pouco mais caro, ele é menos manuseado na hora de preparar, fica mais inteiro e mais bonito. 

Lembre-se de demolhar o bacalhau em água suficiente para cobrir o peixe todo e na geladeira. A cada 3 ou 4 horas, troque a água, que deve estar sempre gelada. É só manter duas bacias na geladeira e ir trocando. O ponto certo só experimentando para saber. 

Calculando os Custos

Valores aproximados, procure economizar comprando ofertas de produtos de boa qualidade, como o azeite, por exemplo, mas não compre nada chulé, pois o prato merece!

1kg de bacalhau do porto - em torno de 55 reais o quilo
1kg de batatas - 3 reais
2 cebolas grandes ou 6 pequenas - 3 reais
2 cabeças de alho - 2 reais
6 tomates em metades - 4 reais
1 ramo de salsa - 1 real
1 ramo de cebolinha - 1 real
1 ramo de alecrim - 1 real
1 bandeja de alumínio - 7 reais
1 litro de azeite extra-virgem - 25 reais
1/5 rolo de papel alumínio - 0,50 
(aqui eu estou chutando, mas deve ser quase isso mesmo)

Some tudo: 103,50 ou seja, 10,32 por cada porção. Além dos materiais, você precisa considerar o gás do forno, acredito que em torno de 1 real (veja aqui como calcular, pois depende da quantidade de pratos que você vai fazer).

Dá para vender no mínimo pelo dobro, pois uma porção farta de bacalhau mais os legumes por 20 reais ainda é bem convidativo, mas faça todas as contas direitinho e procure ver na concorrência quais são os preços praticados, ok? Aqui é só uma idéia. Não esqueça de considerar o custo da entrega também.

Você pode estar se perguntando porquê eu usei uma bandeja grande assim. Primeiro porque a gente come com os olhos e convenhamos que fica muito mais bonito do que se eu tivesse colocado os legumes sobre o bacalhau, certo? Depois porque assa rápido, fica prático para servir e impressiona o cliente, que se sente bem servido - e está!!

Lembrando o que eu falo sempre: capricho!! Corte os legumes decorativamente, arrume bonito, use as ervas frescas, assim como os legumes. Azeite da melhor qualidade, bacalhau legítimo! Não queira enganar o cliente, em vez disso, cobre o justo. A pessoa que comprar ficará feliz e você terá ganho um cliente para muitos anos. Bom, né?

Espero que tenham gostado, em breve mais um post da série Rotisserie.

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.