Uma torta de maçã especial

em 27 de novembro de 2017

Torta de Maçã do Livro do Chef na Cozinha do Quintal. Massa especial, deliciosa!


Aqui no blog já postei duas receitas de torta de maçã muito boas, na verdade duas variações da mesma receita, estas:







A receita de hoje veio do Livro do Chef, da Editora Senac, uma verdadeira bíblia e um livro indispensável para quem quer trabalhar com comida profissionalmente. A minha edição é a quarta, o livro já está na nona (com nova capa) e vale cada real que você gastar para comprar.

Já fiz resenha e mostrei alguns detalhes em um post (clique aqui para ler sobre o Livro do Chef)

O Livro do Chef na Cozinha do Quintal

O Livro do Chef na Cozinha do Quintal

A receita da massa está na página 1126 Massa Básica para Torta (3-2-1). Como é uma massa grande, tivemos que dividir para fazer apenas uma torta. Quem fez esta maravilha foi meu marido, estava inspirado no sábado e morrendo de vontade de comer uma torta de maçã rsrs

Ingredientes

Massa

267 g de farinha de trigo
5,5 g de sal
178 g de manteiga sem sal
94 ml de água

Sim, medidas precisas exigem uma boa balança, de preferência uma digital.

Modo de fazer

Combine a farinha e o sal. A seguir coloque a manteiga e comece a misturar, primeiro com as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa. Adicione a água e amasse bem até dar liga, mas não é para sovar, ok? Em seguida abra em uma superfície enfarinhada formando um retângulo. Embrulhe em plástico e leve para gelar, acondicionando em um prato grande ou uma bandeja. Mantenha na geladeira por 30 minutos, enquanto isso prepare o recheio (a massa pode ficar na geladeira por até 3 dias ou pode ser congelada por até 6 semanas).

Abra a massa com um rolo, divida em 2 partes e coloque uma parte em uma forma untada e enfarinhada. Use uma forma de 23 cm de diâmetro, com fundo falso para ficar mais fácil de desenformar.

Coloque o recheio e sobreponha a outra parte da massa. Faça um buraco no centro da massa para que os vapores do recheio possam sair (aqui usamos um molde de biscoito em formato de estrela  para recortar a tampa e aproveitamos as sobras da massa, cortando mais estrelinhas e colocando por cima).

Se desejar, pincele com gema. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por no mínimo 30 minutos, o recheio vai borbulhar e a massa vai ficar bem sequinha e crocante.

Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar e servir.

Deliciosa torta de maçã, receita especial, massa que derrete na boca! Na Cozinha do Quintal


Recheio (página 1178)

680 g de maçãs sem casca e sem sementes
142 g de açúcar
25g de amido de milho
2,5g de sal
1 g de noz moscada ralada
15 ml de suco de limão coado
28g de manteiga sem sal derretida

Misture bem os ingredientes do recheio e utilize.

Nós polvilhamos açúcar de confeiteiro misturado com canela porque a gente gosta, vai de cada um. Agora, imagina esta torta em uma caixa bem bacana, decorada, com um cartãozinho fofo... que belíssimo presente!!! Vamos dar comida de presente neste Natal, gente!! É tão bom de ganhar rsrs E para vender, é uma receita super especial, gourmet de verdade =)

Na próxima vez vou usar maçãs verdes. Pode-se fazer com pêssegos, figos, peras, pode-se colocar nozes, uvas passas ou frutas cristalizadas (ou tudo junto para uma soberba torta de Natal). Se você fizer me conta... eu simplesmente amei esta torta, tanto a massa quanto o recheio e só vou fazer assim daqui para a frente. Aprovadíssima =)


Ícone da maçã gentilmente cedido pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Apple icon kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.

Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir