Como calcular a quantidade de alimentos para vender?



Como calcular a quantidade de alimentos para vender? Só na Cozinha do Quintal você encontra a resposta!!



O nosso assunto principal aqui no blog é comida para vender, de todos os tipos - refeições, doces, salgados, etc. Especialmente as refeições, quer você tenha um restaurante, bar ou um serviço de marmitex, as suas decisões sobre o cardápio e as quantidades de alimentos são fatores de sucesso para o seu negócio.


Elabore um cardápio simples, que você possa trabalhar com tranquilidade. Ingredientes que sejam fáceis de encontrar e comprar, principalmente, porque não adianta querer colocar no cardápio um prato cujo ingrediente principal você custa para achar, paga caro por ele e pior ainda, se a pessoa que vai cozinhar não sabe como fazer dele a estrela principal do prato.

Estas decisões são chamadas de "estratégicas" porque definem como o seu negócio é na prática, ou seja, do seu cardápio e dos elementos que o compõe dependem não apenas o sucesso do seu negócio, mas todas as demais decisões que você terá que tomar.

Com o cardápio fechado, procurando sempre aproveitar a facilidade de oferta de ingredientes, os preços menores e o preparo técnico de quem vai realizá-lo, é hora de começar a pensar nas quantidades de alimentos que você vai precisar para atender a sua clientela.

Definição do cardápio e cálculo das quantidades de alimentos, na Cozinha do Quintal

Cálculo feito com base no consumo regular de uma pessoa, elaborado pelo Sebrae:

Saladas – 65 g
Arroz – 85 g
Feijão – 100 g
Proteínas (carnes, frango e peixe) – 150 g
Torta/suflê/panqueca – 100 g

Este prato teria, então, 500g de peso total.  O último item é discutível, certo? Nem todo cardápio oferece arroz e feijão e mais torta, suflê ou panqueca. Mas olhando para isso já podemos ver que o elemento principal do seu prato sempre será a proteína (carnes, peixes ou frango).

A partir daí você pode elaborar o prato, começando nos 150g de proteína e completando o restante, de acordo com o seu cardápio. Procure manter o equilíbrio, ou seja, não pode encher o prato de feijão e só um pouquinho de arroz.

Além disso, você vai ter que pensar em termos do tipo de refeição para poder dividir os pesos dos alimentos. Se a sua marmita é normal, ela terá algo em torno de 800g a 1 kg, para operários em obras, por exemplo, o peso fica em 1 quilo.

Se você está pensando em outro público e pretende trabalhar com comida para dieta, restrições, fit, etc., a sua marmita vai ter em torno de 450g. Da mesma forma, a proteína permanece nos 150g e o restante do peso é dividido entre os outros alimentos.

Marmita: quanto vai de cada coisa?? Na Cozinha do Quintal você descobre =)


Vamos comparar para ver as diferenças? Olha só como ficariam as duas marmitas (atenção por favor, isto é só um exemplo e o empreendedor deverá decidir a distribuição dos alimentos nas marmitas, ok?)

Marmita Normal - arroz (200g), feijão (200g), macarrão (300g), carne (150g), legumes ou outros (150g); é usual colocar macarrão + arroz e feijão e aqui estou considerando 150g de massa e 150g de molho. Total 1 quilo.

Marmita Fit - arroz (100g), feijão (100g), carne (150g), legumes ou verduras (100g) - total 450g

Com base nesses valores você terá como decidir as opções de cardápio que sejam mais favoráveis, usando os produtos da época (legumes principalmente) e assim conseguindo o máximo de lucro e aproveitamento possíveis.

E além disso, com o cardápio elaborado, as fichas técnicas (para apurar os custos) e muita boa vontade nas contas, você inicia o planejamento financeiro do seu negócio! Quanto antes você começar a fazer isso, melhor.

Uma marmita equilibrada, sem desperdício e sem falta de comida: o resultado é o seu cliente satisfeito!!


Veja outros posts relacionados ao assunto:





Para ver tudo o que já saiu aqui no blog sobre Marmitex, acesse o marcador na lateral do blog, ou ainda coloque na caixinha de busca "marmitex". E se você tiver uma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe ela vira post também!



Fotos lindas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.

Gorgeous pictures kindly provided by Shutterstock, all rights reserved. 

Cozinha do Quintal por Paula Mello, há 7 anos falando de marmita =) Todos os direitos reservados. 2009-2016


0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.